Cabo Verde terá mais um laboratório de virologia na próxima semana

A Cidade da Praia continua como principal foco de contágio no arquipélago e, de acordo com o ministro cabo-verdiano Arlindo do Rosário, vão ser reforçadas algumas medidas, nomeadamente, o acompanhamento das pessoas que fazem internamento domiciliar.

Universidade de Coimbra
Foto cedida

O ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, revelou que, a partir da próxima semana, o país passará a contar com mais um laboratório de virologia que será instalado na cidade da Praia.

Arlindo do Rosário fez este anuncio à imprensa, à margem da cerimónia de assinatura do Acordo de Aquisição Conjunta de medicamentos e outros produtos médicos entre os Pequenos Estados Insulares em desenvolvimento da região africana.

Conforme explicou, na próxima semana, mais concretamente na segunda-feira, dia 5 de outubro, o país vai contar com mais um laboratório, numa parceria com a Universidade de Cabo Verde, instalada na capital.

“Em Cabo Verde teremos seis laboratórios e seis meses atrás não tínhamos nenhum, isso mostra um esforço enorme que está sendo realizado”, destacou.

Segundo o governante o país está a realizar mais de três mil testes por semana,  “num esforço económico elevado”, apontando, nesta linha, um valor superior a 100 mil contos.

A Cidade da Praia continua como principal foco de contágio no arquipélago e, de acordo com Arlindo do Rosário, vão ser reforçadas algumas medidas, nomeadamente, o acompanhamento das pessoas que fazem internamento domiciliar, diminuindo assim eventuais casos de incumprimento e alargar a realização de testes.

Entretanto, realçou que esta luta só será vencida com a contribuição de todos, ou seja, a população tem que assumir sua responsabilidade a nível do comportamento.

“É é um trabalho que tem que ser assumido pela população também, mas nós acreditamos que vamos conseguir baixar os níveis de contágio”, frisou.

Ler mais
Recomendadas

Cabo Verde regista menor número de infeções em 35 dias

O arquipélago africano contabilizou mais 28 casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas.

Empresário italiano eleito na ilha cabo-verdiana da Boa Vista

Sérgio Corrá, de 59 anos e radicado desde 1997 na ilha cabo-verdiana da Boa Vista, fez história ao ser eleito deputado à assembleia municipal local, liderando a lista do Partido Popular.

Cabo Verde ratifica Acordo de Livre-Comércio Continental Africano

A adesão de Cabo Verde à AfCFTA foi ratificada em fevereiro passado, pelo parlamento cabo-verdiano, e o acordo pretende criar uma zona de comércio livre nos 55 países da União Africana.
Comentários