[weglot_switcher]

Cabo Verde vai financiar aumento da competência digital dos professores

Em causa estão 75 mil contos. “Com a pandemia, o ministério submeteu ao grupo de parceiros um projeto de ajuda para implementação de ações necessárias, no âmbito da pandemia, como o programa de educação à distância com aulas através da televisão e rádio”, disse a responsável pela pasta da Educação cabo-verdiana.
25 Junho 2020, 17h00

A ministra da Educação de Cabo Verde anunciou um financiamento de 75 mil contos dos parceiros da educação para aumentar a competência digital dos docentes devido a situação da covid-19 que poderá ditar início do ano lectivo por rádio ou televisão.

Maritza Rosabal fez esse anúncio em declarações à imprensa quando convidada a falar sobre o financiamento no valor de 75 mil contos doado pelos parceiros da educação. “Com a pandemia, o ministério submeteu ao grupo de parceiros um projeto de ajuda para implementação de ações necessárias, no âmbito da pandemia, como o programa de educação à distância com aulas através da televisão e rádio”, disse.

Ainda segundo a ministra, o projeto inclui acções de formação de docentes visando aumentar as competências digitais e outros, contribuindo assim para o acesso a uma educação de qualidade. Esse valor, prosseguiu, vai complementar o esforço do Governo para dar uma resposta de qualidade no sector da educação em situação da pandemia.

Face a situação da doença causada pelo novo coronavírus, a governante revelou ainda, que está sendo desenhado vários cenários de regresso do ano lectivo, onde pode figurar o regime semipresencial, com uma parte do tempo dos alunos na escola e outra em regime de tele e áudio aulas.

Segundo Maritza Rosabal, um outro cenário possível pode ser através das plataformas e de uma sala de aula virtual, que pode ser formada com os docentes, já que as aulas do próximo ano lectivo, de acordo com a lei de confinamento, presenciais ou semipresenciais só iniciará a 01 de Outubro.

O mês de setembro, destacou, vai ser aproveitado pelo Ministério da Educação cabo-verdiano, com conteúdos generalistas dedicado, sobretudo, à educação da cidadania e temas de interesse como saúde e outros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.