[weglot_switcher]

Caixa já recebeu 800 pedidos para crédito à habitação com garantia pública

A garantia pública, que permite que os jovens tenham acesso a 100% do financiamento na compra de casa, está em vigor desde setembro, mas só ficou operacional a partir do final do ano passado. A Caixa já recebeu cerca de 800 pedidos, o que corresponde a cerca de 141 milhões de crédito solicitado.
14 Janeiro 2025, 12h39

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já recebeu 800 pedidos de utilização da garantia pública no crédito à habitação para os mais jovens, o que corresponde a cerca de 141 milhões de empréstimos solicitados no âmbito de uma medida que pode cobrir até 15% do financiamento.

O número dos pedidos foi divulgado esta terça-feira por José João Guilherme, administrador executivo da CGD, na comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, numa audição realizada a pedido do PCP e do PS sobre a redução dos serviços bancários. “A Caixa está a fazer o seu caminho”, disse o administrador.

Fonte oficial do banco esclareceu posteriormente que os 800 pedidos correspondem a cerca de 141 milhões de crédito solicitado. Isto quer dizer que a Caixa tem até 20 milhões já comprometidos da garantia pública, quando os processos estiverem aprovados.

A garantia pública, que permite que os jovens tenham acesso a 100% do financiamento na compra de casa, está em vigor desde setembro, mas só ficou operacional a partir do final do ano passado. Esta medida destina-se a a jovens entre os 18 e os 35 anos que queiram comprar a sua primeira habitação própria permanente, tendo de cumprir um conjunto de requisitos.

Para esta medida, o Governo reservou uma verba de mil milhões que pode aumentar para 1.200 milhões, mas ficou aberta a porta a um reforço adicional caso a procura assim o justifique.

A cada banco foi atribuído um valor, ora em função da quota no mercado de crédito à habitação para os clientes mais jovens ou consoante os valores solicitados pelas instituições financeiras. O Santander ficou com a maior “fatia”, de 259 milhões de euros. A CGD e o BCP poderão conceder 257 milhões e 185 milhões de euros, respetivamente.

Notícia atualizada às 13:37

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.