[weglot_switcher]

CaixaBank explora acordo com Lone Star para comprar Novobanco

A instituição de crédito espanhola tem mantido conversações com uma empresa especializada em aquisições com vista a assessorar o banco num acordo para o Novobanco, disseram à Bloomberg fontes que pediram para não serem identificadas, uma vez que a informação é privada. 
9 Maio 2025, 18h08

O CaixaBank, dono do BPI, está a explorar um acordo para comprar o Novobanco, revela a Bloomberg.

A agência notícia que o CaixaBank está entre os pretendentes que exploram uma potencial aquisição do Novobanco, numa altura em que a Lone Star, que tem 75%, está a preparar uma oferta pública inicial, avança a agência que cita pessoas familiarizadas com o assunto.

A instituição de crédito espanhola tem mantido conversações com uma empresa especializada em aquisições com vista a assessorar o banco num acordo para o Novobanco, disseram à Bloomberg fontes que pediram para não serem identificadas, uma vez que a informação é privada.

A notícia da Bloomberg confirma a notícia avançada no inicio do ano pelo Jornal Económico, e que dava conta que a Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o espanhol CaixaBank estão a destacar equipas internas para avaliar o Novobanco, numa altura em que a instituição anda em “roadshow” a preparar uma Oferta Pública Inicial (IPO) de 30%.

A Lone Star, que detém 75% do Novobanco, continua a preparar o banco para um IPO, mesmo enquanto alimenta o interesse dos compradores, disseram fontes à Bloomberg.

Qualquer acordo exigiria o apoio do Governo português, que detém o remanescente do capital do  Novobanco, disseram as pessoas.

A Caixa Geral de Depósitos  o maior banco do país em termos de ativos, disse em fevereiro que está a analisar uma eventual aquisição do Novobanco.

O banco português também pode atrair o interesse de outros pretendentes, incluindo o grupo francês BPCE, segundo as mesmas fontes.

As deliberações estão em curso e os potenciais pretendentes podem decidir não avançar com uma aquisição e a Lone Star pode optar por uma oferta pública das ações em bolsa, disseram as fontes da Bloomberg.

Os representantes do CaixaBank, Lone Star e Novobanco não quiseram fazer comentários. Um representante do BPCE, um dos maiores grupos bancários de França e proprietário da Natixis não pôde ser contactado de imediato para comentar.

Uma oferta pública inicial ou a venda direta do Novobanco juntar-se-ia à vaga de transações bancárias em toda a Europa. O Erste Group Bank AG acordou este mês a compra da unidade polaca do Banco Santander, num negócio de 7 mil milhões de euros, enquanto Itália  tornou-se um centro de fusões e aquisições no sector bancário, onde o UniCredit está  a tentar comprar o Banco BPM. Em Espanha, o BBVA tem estado numa longa jornada para adquirir o Banco Sabadell.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.