O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, apelou ao reforço de efetivos policiais nas ruas da cidade, numa reunião onde foi apresentada a Equipa Multidisciplinar de Coordenação, Intervenção, Monitorização e Avaliação da Estratégia Municipal para a Pessoa em Situação de Sem-Abrigo do Funchal.
O autarca sublinhou que o trabalho desta equipa multidisciplinar passa por conhecer quem são as pessoas que estão na rua, qual o tipo de vida que fazem, que substâncias estão a consumir e qual a origem das mesmas.
Pedro Calado sublinhou que já houve abertura para a existência de um trabalho de cooperação com a Polícia Judiciária e com a Polícia de Segurança Pública.
“Um dado curioso que resultou desta reunião é que entre 100 ou 120 pessoas que estão na rua, 90% não tem a ver com dificuldades económicas. São consumidores, com a agravante de que muitas das substâncias nem estarem ainda na lista de substâncias ilegais”, disse Pedro Calado.
O autarca considerou que o “Funchal é uma cidade segura” apesar de ter reconhecido que “a criminalidade e o uso de determinadas substâncias psicoativas tem crescido”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com