A Câmara Municipal de Loures anunciou o reforço dos apoios financeiros à habitação destinados às famílias da classe média e jovens do concelho no próximo ano, num investimento orçamental que ascende a um milhão de euros.
Em causa está o programa de apoio ao pagamento de rendas e prestações de créditos bancários que abrangerá em torno de 950 habitantes do município, lê-se num comunicado da autarquia.
Segundo Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures, o executivo age assim com o objetivo de “aliviar o esforço mensal que os jovens e a classe média têm de fazer para viver de forma digna nas suas habitações”. De acordo com o autarca, citado na mesma nota, a dotação de um milhão de euros destinada ao programa “representa um aumento de 43% face ao ano corrente”.
Por sua vez, Sónia Paixão, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, sublinha a “grande preocupação” do município “em matéria de habitação”, destacando o “esforço municipal para contrariar a grave crise que se vive neste setor”.
No mesmo comunicado, a autarquia refere que o investimento agora comunicado “insere-se numa estratégia municipal mais ampla de apoio à habitação, que alia responsabilidade financeira a justiça social, colocando as pessoas no centro das políticas públicas e respondendo a necessidades reais da população”, com a autarquia a reafirmar “o seu compromisso com a coesão social e com a construção de um concelho mais equilibrado, solidário e inclusivo, onde ninguém é deixado para trás por dificuldades económicas no acesso à habitação.
No final de 2024, a população residente no concelho de Loures rondava os 209.877 habitantes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com