[weglot_switcher]

Candidatos a estágios na Função Pública têm até terça para identificar vagas pretendidas

Está a decorrer a quarta fase de colocações do programa de estágios na Administração Pública. Jovens que tenham sido admitidos, mas ainda não colocados devem identificar a que vaga gostaria de se candidatar.
7 Julho 2023, 17h12

Os jovens que até tenham sido admitidos ao programa de estágios na Administração Público, mas não tenham sido ainda colocados têm até ao final da próxima terça-feira, dia 11 de julho, para identificar que vagas gostariam de preencher.

“Encontra-se aberta a quarta fase de colocações da segunda edição do EstágiAP XXI. Os candidatos admitidos e não colocados devem proceder à identificação das vagas a que se pretendem candidatar até às 23h59 do dia 11 de junho de 2023”, salienta a Direção-Geral da Administração e Emprego Público, que frisa que o processo em questão deve ser feito online. Isto na área pessoal do candidato no subsite criado especificamente para este programa de estágios.

Importa explicar que o EstágiAP XXI foi criado para atrair talento mais jovem para a Administração Pública, numa altura em que a idade média dos trabalhadores que já colaboram com o Estado tem estado em trajetória crescente. O rejuvenescimento da Função Pública tem sido, de resto, uma das matérias fortes deste Governo, com os sindicatos a avisarem que, como estão, as carreiras disponíveis não são suficientemente atrativas.

Este programa de estágios dirige-se a jovens com até 30 anos, que se encontrem à procura do primeiro emprego ou de novo emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação e possuam uma qualificação de nível superior que corresponda, pelo menos, ao grau de licenciado.

Os estágios, convém notar, têm a duração de nove meses, a tempo completo ou parcial, estando a eles associada uma bolsa mensal correspondente à primeira posição remuneratória da carreira de técnico superior, acrescida de subsídio de refeição e de seguro de acidentes de trabalho, isto é, os jovens selecionados recebem uma bolsa mensal superior a mil euros. Tal como um vencimento, esta bolsa está sujeita a IRS e a contribuições sociais.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.