[weglot_switcher]

Candidaturas para o #Road2WebSummit estão oficialmente abertas

Startups selecionadas irão exibir-se na Web Summit 2023. Até 125 startups portuguesas podem aceder a participarem na Web Summit. O programa já impulsionou a participação de mais de 750 startups.
10 Julho 2023, 10h30

A Startup Portugal e a Web Summit vão selecionar até 125 startups com sede em Portugal, para participarem e exibirem as suas soluções na Web Summit 2023 em Lisboa, proporcionando-lhes condições especiais e o acesso a um bootcamp de preparação para a conferência, organizado pela Startup Portugal.

Entre estes 125 projetos, mais 25 do que os apoiados em 2022, pelo menos 25 lugares estão destinados a fundadores que pertençam a minorias sub-representadas na comunidade empreendedora portuguesa ou que desenvolvam soluções de elevado impacto social, refere a organização em comunicado.

Esta é a oitava edição do programa, realizado em parceria entre a Web Summit e a Startup Portugal, que já impulsionou a participação de mais de 750 startups portuguesas na conferência.

“O Road 2 Web Summit (R2WS) escolhe anualmente as startups que representam Portugal no maior evento de tecnologia do mundo. O programa tem como objetivo impulsionar a participação de empreendedores e startups de alto potencial do ecossistema português na Web Summit, proporcionando-lhes condições especiais e apoio na preparação para a conferência, para que possam aproveitá-la ao máximo”, refere o documento.

Para apoiar essa participação, “além de um desconto imediato de 50% no valor do pacote ALPHA do Web Summit para startups se exibirem no evento, o programa inclui um intensivo bootcamp que irá decorrer em outubro e vai ajudar as startups a definir objetivos para o evento, ajustando o treino de pitch à multiplicidade de alvos e expectativas que cada startup traz para uma conferência desta natureza e dimensão, com o apoio de experts internacionais nestas áreas”.

As startups selecionadas para o R2WS 2023 terão ainda a possibilidade de ganhar um dos três prémios financeiros, que se dividem pelas seguintes categorias: Startup mais promissora (15 mil euros), startup com melhore desempenho no bootcamp e conferência (5 mil euros) e startup com a maior contribuição para o impacto e inclusão social (5 mil euros).

“A inovação e diversidade dos projetos que, em cada ano, são apoiados pelo programa Road 2 Web Summit, são a prova viva do dinamismo e do potencial do nosso ecossistema sendo esta participação na Web Summit uma oportunidade única para estas startups apresentarem a sua oferta e contactar com potenciais clientes, parceiros e investidores entre os participantes de renome mundial que se deslocam a Lisboa em novembro para participarem no evento”, explica António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, citado pelo comunicado.

“É muito gratificante assistir ao crescimento de startups, nos mais diversos setores, de que são bom exemplo a Splink, a MyCareforce, ou a sheerMe, que há menos de dois anos estavam a fazer este programa e a dar os seus primeiros passos, ou a própria Musiversal que, no ano passado, arrecadou o prémio de startup mais promissora, e hoje estão a levantar investimentos muito significativos, projetando os seu negócios à escala global”.

As candidaturas estão abertas até dia 18 de agosto no site da Startup Portugal. “Para se candidatarem, as startups devem ter um produto mínimo viável (MVP), presença online ativa (app ou site) e ter número de contribuinte português e, de acordo com o atual enquadramento legislativo, ter um modelo de negócio inovador, facilmente escalável e de base digital”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.