[weglot_switcher]

Saiba o que fazer para prevenir problemas ao comprar uma viagem de avião

  Os consumidores que reservaram um voo nas próximas semanas estão especialmente preocupados e apreensivos, pelo que é mais importante do que nunca que os viajantes conheçam seus direitos como passageiro dos transportes aéreos.
12 Julho 2022, 15h30

Desde 3 julho que se vive o caos nos aeroportos! Para apoiar e informar todos os consumidores, a DECO lançou um guia para um voo tranquilo. Foi publicado no site da Associação e pode ser visitado por todos!

 

Os consumidores que reservaram um voo nas próximas semanas estão especialmente preocupados e apreensivos, pelo que é mais importante do que nunca que os viajantes conheçam seus direitos como passageiro dos transportes aéreos.

 

1) Viagens de Avião

Vou comprar uma viagem de avião. Que me aconselham?

Comece por explorar preços num agregador de pesquisas, mas visite também o próprio site da companhia aérea.

 

  • Planeie a sua viagem e veja o que estes portais agregadores têm para lhe oferecer.

 

  • Tente navegar de forma anónima. Dessa forma, os cookies são redefinidos sempre que abrir ou reabrir uma janela.

 

  • Preste especial atenção às taxas que são cobradas durante as várias etapas do processo de compra, para ter a certeza que apenas está a adquirir os serviços pretendidos e ao preço desejado.

 

 

Dica DECO! Ser flexível nas datas é uma das formas mais simples para conseguir comprar voos baratos. Mas, tenha em atenção se já existem avisos prévios de greve comunicados e evite períodos problemáticos, consultando o site da transportadora aérea.

 

Voos com escala, por vezes, ficam mais baratos, mas pode estar a aumentar o risco de a sua bagagem de porão se extraviar, atrasar ou danificar.

 

Como antecipar eventuais cancelamentos de voo?

  • Verifique o horário do voo no dia anterior ao embarque, devido a circunstâncias diversas, o voo pode sofrer alterações. Desta forma, poderá planear melhor o seu dia para garantir que chega ao aeroporto no horário certo.

 

  • Esteja também especialmente atento às notícias e verifique no site da transportadora aérea e do aeroporto eventuais disrupções no seu regular funcionamento.

 

Chegou ao aeroporto. E agora?

Para que não perca o voo, cumpra sempre com a antecedência indicada pela transportadora e pelo próprio aeroporto. Precisará deste tempo para fazer o check-in, despachar as malas, passar o controlo de segurança, e eventualmente, o Serviço de Controlo de Fronteira e, por fim,  encontrar a porta de embarque correta – e ainda ter uma margem de segurança para algum imprevisto.

 

 

 

Dica DECO! Não se esqueça que se viajar num grupo grande, com crianças pequenas, com pessoas com mobilidade reduzida, numa época festiva ou época alta deverá equacionar chegar ainda mais cedo.

 

Se leva o seu amigo de quatro patas, lembre-se que o check-in de passageiros com animais pode demorar mais tempo, pelo que sugerimos que se informe junto da companhia aérea sobre com que antecedência deve estar no aeroporto e quais os procedimentos que tem que cumprir.

 

Informe-se connosco.

 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.