Capital ou Invicta? Afinal, Agência de Medicamentos pode ir para Lille

Em causa está também a sede da Autoridade Bancária Europeia e segundo o alegado acordo franco-alemão, esta seria transferida para Frankfurt, na Alemanha, e a AEM para França.

Enquanto em Portugal a disputa territorial entre Lisboa e Porto sobre a candidatura a nova sede da Agência Europeia de Medicamentos (AEM) continua, o novo endereço postal do organismo pode vir a ser outro. França e Alemanha terão chegado a acordo para que a AEM seja transferida de Londres para Lille, em França, segundo o jornal alemão Wirtschaftswoche.

“Alemanha e França fecharam um acordo para dividir as duas agências da UE para ser realocados”, escreve o mesmo meio de comunicação, citando fontes da União Europeia.

Em causa está também a sede da Autoridade Bancária Europeia e segundo o alegado acordo, esta seria transferida para Frankfutrt, na Alemanha, e a AEM para França.

O meio de comunicação alemão diz que a Comissão Europeia teria proposto que os critérios para a escolha da nova sede do organismo seriam fixos.

As candidaturas oficiais têm que ser entregues até ao final de julho.

Relacionadas

Agência do medicamento: Passos diz que seria “excelente” que ficasse fora de Lisboa

Líder do PSD diz que sede da Agência Europeia de Medicamento permitia “evitar a macrocefalia”.

Novos critérios para relocalização de agências da UE beneficiam os países mais ricos

Juncker e Tusk alteraram esta semana os critérios de escolha com o intuito de “assegurar uma transição suave para a nova localização, para garantir a continuidade dos negócios das agências que deverão manter-se operacionais durante a transição.” E conferiram um maior peso aos “requisitos técnicos”.

Governo reabre processo de candidatura à Agência Europeia de Medicamentos para incluir a cidade do Porto

Só o Porto, além de Lisboa, “parece reunir condições para uma candidatura muito exigente e competitiva em termos europeus,” diz fonte oficial do Ministério da Saúde.
Recomendadas

Covid-19: PSD questiona Governo sobre critérios para realização de testes de despiste

Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Viana do Castelo questionaram hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sobre “os critérios para priorizar” os testes à covid-19, defendendo a sua realização “imediata” em lares da região.

Duarte Cordeiro e mais quatro Secretários de Estado nomeados “autoridades para execução” do Estado de Emergência

O Governo nomeou cinco Secretários de Estado como “autoridades de execução do estado de emergência” para cada uma das cinco grandes regiões do país. O Secretário de Estado da Mobilidade foi designado para a região do Norte; da Juventude e Desporto para a região do Centro; dos Assuntos Parlamentares para a região de Lisboa e Vale do Tejo; Adjunto e da Defesa Nacional para a região do Alentejo; e das Pescas para a região do Algarve.
rui_rio_psd_legislativas_1

PSD quer adiar pagamentos de impostos até outubro e reduzir IMI em 20% este ano

O PSD quer, com estas medidas, “aumentar a liquidez das empresas” e os rendimentos das famílias e sublinha que tal não implica perda de receita nas contas nacionais, uma vez que “esses valores são registados como receita este ano”.
Comentários