Capital ou Invicta? Afinal, Agência de Medicamentos pode ir para Lille

Em causa está também a sede da Autoridade Bancária Europeia e segundo o alegado acordo franco-alemão, esta seria transferida para Frankfurt, na Alemanha, e a AEM para França.

Enquanto em Portugal a disputa territorial entre Lisboa e Porto sobre a candidatura a nova sede da Agência Europeia de Medicamentos (AEM) continua, o novo endereço postal do organismo pode vir a ser outro. França e Alemanha terão chegado a acordo para que a AEM seja transferida de Londres para Lille, em França, segundo o jornal alemão Wirtschaftswoche.

“Alemanha e França fecharam um acordo para dividir as duas agências da UE para ser realocados”, escreve o mesmo meio de comunicação, citando fontes da União Europeia.

Em causa está também a sede da Autoridade Bancária Europeia e segundo o alegado acordo, esta seria transferida para Frankfutrt, na Alemanha, e a AEM para França.

O meio de comunicação alemão diz que a Comissão Europeia teria proposto que os critérios para a escolha da nova sede do organismo seriam fixos.

As candidaturas oficiais têm que ser entregues até ao final de julho.

Relacionadas

Agência do medicamento: Passos diz que seria “excelente” que ficasse fora de Lisboa

Líder do PSD diz que sede da Agência Europeia de Medicamento permitia “evitar a macrocefalia”.

Novos critérios para relocalização de agências da UE beneficiam os países mais ricos

Juncker e Tusk alteraram esta semana os critérios de escolha com o intuito de “assegurar uma transição suave para a nova localização, para garantir a continuidade dos negócios das agências que deverão manter-se operacionais durante a transição.” E conferiram um maior peso aos “requisitos técnicos”.

Governo reabre processo de candidatura à Agência Europeia de Medicamentos para incluir a cidade do Porto

Só o Porto, além de Lisboa, “parece reunir condições para uma candidatura muito exigente e competitiva em termos europeus,” diz fonte oficial do Ministério da Saúde.
Recomendadas

Eleições: lista de candidatos às legislativas já pode ser consultada na internet

Na página podem ser consultados as listas de candidatos, boletins de voto, e no dia das eleições, os resultados provisórios e a afluência às urnas.

Ministra da Saúde disponível para pedir desculpa quando é devida

Em causa está os resultados da ação da inspeção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) a quatro plataformas eletrónicas de financiamento colaborativo (PPL, Novobancocrowdfunding, Boaboa e Crowdfunding) que estavam ativas no início do ano, entre as quais a que promoveu a campanha de recolha de fundos promovida pelos enfermeiros.

PAN defende transparência nos contratos com empresas de familiares de políticos

O porta-voz do PAN disse que o regime de incompatibilidades e o conflito de interesses em Portugal ainda está longe de estar bem regulamentado”. André Silva referiu que uma das propostas do partido passa pela criação de uma “plataforma” onde os “lobbistas, as pessoas e entidades que representam possam estar obrigatoriamente registadas”.
Comentários