O presidente do grupo parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, referiu, esta terça-feira, que o Governo admitiu que a carga fiscal vai aumentar, deixando várias críticas ao Executivo.
“O próprio Governo, na página 116 do relatório do Orçamento do Estado reconhece que a carga fiscal vai subir de 24,9% do PIB para 25,2%, apenas em termos dos impostos”, destacou o social-democrata em reação à apresentação da proposta do Orçamento do Estado para 2024 que foi entregue no Parlamento hoje.
Segundo o deputado do PSD, até ao momento, “os Orçamentos do Governo do PS habituaram-nos a pelo menos, no papel, ter carga fiscal reduzida”. No entanto, depois “terminava a execução” e era possível verificar “que a carga fiscal tinha aumentado”.
“Agora já nem sequer no papel a carga fiscal se reduz, elas aumentam no próprio relatório”, destacou Miranda Sarmento, acrescentando que “faz-nos pensar que por muito que o Governo fale em redução de IRS, a carga fiscal sobre os portugueses vai continuar a aumentar e a aumentar bastante”.
No que diz respeito ao investimento público, Joaquim Miranda Sarmento disse que “este ano volta a suceder o mesmo [que em anos anteriores]”. “O Governo promete muito investimento público e depois nós sabemos que a execução é sempre muito baixa”, acrescentou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com