[weglot_switcher]

Carros Autónomos da Uber avaliados em 7,25 mil milhões de dólares

Um grupo consórcio investiu mil milhões de dólares na Advanced Technologies Group, a divisão de carros autónomos da Uber. Com este capital levantado, a Advanced Technologies Group foi avaliada em 7,25 mil milhões de dólares.
19 Abril 2019, 20h47

A Uber captou um investimento de mil milhões de dólares (cerca 890 milhões de euros) para desenvolver a tecnologia para o departamento de carros autónomos junto de um consórcio de investidores que avaliaram esta unidade da empresa em 7,25 mil milhões de dólares (6,44 mil milhões de euros).

A Advanced Technologies Group, o departamento da Uber que está encarregue de desenvolver os carros autónomos, obteve o apoio financeiro de 333 milhões de dólares do Vision Fund, o fundo de investimento focado em tecnologias detido pelo japonês SoftBank, e 667 milhões em conjunto da Toyota e da fornecedora de componentes de veículos, Denso Corp.

Segundo a agência “Reuters”, a Toyota, que já tinha investido na Uber, vai investir mais 300 milhões nos próximos três anos para cobrir os custos da produção de carros autónomos destinados a ser colocados no mercado.

Em março, no prospeto de entrada em bolsa, a Uber acautelou os investidores ao anunciar que a tecnologia para a automação é cara e que poderá não se traduzir num sucesso. A Uber informou ainda os investidores que, no que diz respeito a esta tecnologia, se encontrar passos atrás da concorrência.

Os carros autónomos, no ano passado, ‘sugaram’ à Uber mais de três mil milhões de dólares em receitas.

A Advanced Technologies Group é agora uma pessoa coletiva independente da Uber, mas permanece no controlo da Uber, lê-se na publicação. O board da Advanced Techologies Group será composto por seis administradores nomeados pela Uber, um administrador do SoftBank e um da Toyota. Eric Meyhofer, até agora o responsável máximo da Advanced Technologies Group, será o CEO e será responsável perante o novo board.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.