A Suécia, conhecida pelo seu compromisso com a sustentabilidade e adoção de tecnologias limpas, enfrenta um desafio inesperado na sua transição para os veículos elétricos (VE): longas filas para carregar, também nos supercarregadores da Tesla.
Embora a Suécia tenha experimentado um aumento explosivo nas vendas de carros elétricos, muitos condutores estão a lidar com uma infraestrutura de recarga insuficiente. Talvez por isso, o país escandinavo tenha sido pioneiro em estradas electrificadas através de vários projectos-piloto, incluindo a primeira estrada eléctrica temporária do mundo.
“Pensamos que a solução de eletrificação é o caminho a seguir para descarbonizar o sector dos transportes e estamos a trabalhar com uma série de soluções”, disse Jan Pettersson, Director de Desenvolvimento Estratégico da Trafikverket, a administração sueca dos transportes, à Euronews Next.
O mercado de veículos elétricos na Suécia cresceu significativamente nos últimos anos. De acordo com dados recentes, cerca de 60% dos carros novos vendidos em 2024 eram elétricos ou híbridos plug-in. Essa mudança reflete tanto os incentivos governamentais quanto uma crescente consciência ambiental entre os cidadãos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com