O preço médio de veículos usados tem vindo a registar uma diminuição desde o final de 2023, sendo que em dezembro de 2024 o preço médio recuou até 23.600 euros, um decréscimo de 3,67%, face ao período homólogo.
Segundo o Standvirtual, esta descida está relacionada com a maior oferta de veículos novos a preços mais baixos e a renovação das frotas de rent-a-car e empresas, assim como do aumento do volume de carros usados importados s preços mais competitivos.
Analisando o mercado dos elétricos usados, a descida acentuada é visível desde fevereiro de 2023, tendo-se fixado, em dezembro de 2024, nos 35.500 euros. “Esta desaceleração dos preços resulta das diferentes movimentações no mercado, como por exemplo, a introdução de novos modelos de automóveis elétricos, mais avançados tecnologicamente e atrativos para os consumidores”, refere o Standvirtual.
Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual, afirma que “o nosso estudo anual de 2024 confirma uma tendência de ajustamento dos preços no mercado de usados, impulsionada pela maior disponibilidade de veículos novos, pela renovação de frotas empresariais e de rent-a-car, bem como pelo aumento das importações. Esta dinâmica reflete-se, em particular, na descida do preço médio dos elétricos usados, que registaram um decréscimo significativo ao longo deste último ano”.
“A crescente oferta de novos modelos eletrificados, com tecnologia mais avançada e preços mais acessíveis, está a influenciar diretamente o valor dos usados, tornando este segmento ainda mais competitivo”, declara.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com