[weglot_switcher]

Casa do Impacto lança novo programa de aceleração de startups. Prémio para os três finalistas é de 35 mil euros

Ageas, Galp, Hovione e a Grosvenor House of Investments são alguns dos parceiros no novo programa de aceleração do hub de empreendedorismo e inovação social e ambiental da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
3 Novembro 2021, 18h00

A Casa de Impacto lançou esta quarta-feira um novo programa de aceleração com o objetivo de estimular uma geração de novas ideias de impacto ambiental e a sua transformação em soluções viáveis e financeiramente sustentáveis.

O hub de empreendedorismo e inovação social e ambiental da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa aproveitou a Web Summit, que decorre até esta quinta-feira, 4 de outubro, para fazer o lançamento da Triggers, um programa que irá decorrer entre janeiro e junho de 2022 e que promete acelerar gratuitamente até 25 equipas que revelem motivação e competências para o empreendedorismo de impacto focado na sustentabilidade ambiental do planeta.

Para arrancar com o projeto, a Casa do Impacto conta com a ajuda da Ageas, Galp, Hovione e a Grosvenor House of Investments para selecionar três finalistas que irão receber 34,5 mil euros em prémios para o desenvolvimento e escala dos respetivos negócios com impacto positivo no ambiente.

“Sabemos que Lisboa tem agora a oportunidade única de posicionar-se como a capital europeia do impacto e contagiar a mudança. Esta oportunidade só poderá acontecer através da promoção do empreendedorismo de impacto e de uma comunidade envolvida, capacitada e responsável, tal como se prevê desde o Acordo de Paris.” defende Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.

Sobre o programa, Inês Sequeira refere que “a ponte com empresas globais parceiras do programa vai facilitar a implementação dos negócios pela partilha de conhecimento e sinergias intersetoriais entre entidades públicas, privadas, sociais e empreendedores”, acrescentando que “os empreendedores terão acesso a uma pool de players e ferramentas que lhes vai permitir desenvolver as suas soluções inovadoras para a neutralidade carbónica em 2050″.

Terminado o período de candidaturas, a 7 de janeiro de 2022, e depois de uma pré-seleção, inicia-se a fase de ideação e matchmaking onde serão selecionadas 25 equipas para a fase de bootcamp. No final deste período, 10 equipas passam à fase de aceleração, que vai decorrer ao longo de dois meses com o objetivo de potenciar o modelo de negócio e a sustentabilidade dos projetos. O programa termina com um dia de apresentações, em junho, onde serão premiadas as três finalistas, com um prémio monetário de 34,5 mil euros a ser distribuído pelas três, depois de passarem por uma fase de incubação para a concretização das etapas de prototipagem.

Além da Triggers, recorde-se que a Casa do Impacto conta também com o programa de investimentos com uma dotação de 500 mil euros. O +PLUS irá ter candidaturas até ao dia 30 de novembro que serão distribuídos por projetos em fase de testing e scaling, de acordo com o mecanismo de pagamento por resultados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.