O Presidente da República rejeita comentar o caso Sócrates, mas aponta que nos últimos anos tem se assistido ao surgir de vários megaprocessos judiciais, o que é visto pelos portugueses como um sinal que a justiça está a funcionar.
“Eu não comento casos e processos específicos”, começou por dizer Marcelo Rebelo de Sousa esta quarta-feira, 7 de abril, numa visita a uma unidade de saúde em Lisboa. “Mas cada vez que há avanço num processo judicial, os megaprocessos, isso é visto pelos portugueses como a a justiça a a funcionar e mais depressa”.
“Isso pode significar que, depois de anos de expetativa e de um juízo de dúvida de um período de tempo necessário para o avanço do processo, a justiça está a fazer o que está ao seu alcance para que avancem os processos”, afirmou, em declarações transmitidas pela “RTP3”.
“Tudo o que significa que a justiça está a mostrar o esforço que está a fazer – tribunais, ministérios públicos, funcionários judiciais, advogados – tudo o que significa a justiça a funcionar, é bom”, defendeu.
Na sexta-feira vai ter lugar a leitura da decisão instrutória pelo juiz Ivo Rosa, em que será decidido se o ex-primeiro-ministro vai enfrentar julgamento e porque crimes.
José Sócrates está acusado de 31 crimes económico-financeiros graves no âmbito da Operação Marquês, incluindo três acusações por corrupção passiva de titular de cargo político.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com