[weglot_switcher]

Casos de Covid-19 aumentam na Europa à medida que o Inverno se aproxima

Além da OMS, também a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) avisou que o número de casos tem aumentado na Europa, o que faz com que o processo de vacinação seja ainda mais importante.
  • Hospital de Santa Maria
4 Novembro 2021, 16h19

Os números de infetados pela Covid-19 estão a atingir níveis recordes em muitos países da Europa à medida que o inverno se aproxima, levando a um pedido de ação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que admitiu “grande preocupação” com a nova vaga de contágios.

“O ritmo atual de transmissão nos 53 países da Europa é de grande preocupação”, disse o chefe regional da OMS, Hans Kluge, citado pela “Reuters”, acrescentando que a propagação foi exacerbada pela variante Delta, a mais transmissível.

Para Hans Kluge, deve ser alterada a forma como a população reage “aos surtos de Covid-19, para evitar que aconteçam”. De recordar que Kluge já tinha alertado que, se a Europa seguisse a sua trajetória atual poderiam existir 500 mil mortes relacionadas à Covid até fevereiro.

Além da OMS, também a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) avisou, através das redes sociais, que o número de casos de Covid-19 tem aumentado, o que faz com que o processo de vacinação seja ainda mais importante. “Vemos o número de casos da Covid-19 a aumentar na Europa. É importante que as pessoas sejam vacinadas ou tenham esquema vacinal completo”, escreveu a EMA no Twitter.

Na Alemanha, a maior economia da Europa, os dados mais recentes apontam para 33.949 novas infeções, o maior aumento diário desde o início da pandemia no ano passado. Por sua vez, a Eslováquia anunciou 6.713 novos casos, também um recorde, enquanto na Hungria as infeções duplicaram em relação à semana passada, para 6.268. A Polónia, maior economia do Leste Europeu, registou 15.515 casos diários, esta quinta-feira, o número mais elevado desde abril.

Em Portugal o número de casos tem vindo a aumentar face à semana passada. A 29 de outubro, o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) apontava para mais 844 casos positivos de Covid-19, mas os dados divulgados esta quinta-feira, 4 de novembro, indicam mais 1.382 novos casos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.