Casos de Covid-19 em Cabo Verde aumentam para 349

No concelho da Praia, das 131 amostras analisadas, 14 deram resultado positivo para covid-19, elevando o total da capital cabo-verdiana a um acumulado de 282 casos.

O Ministério da Saúde de Cabo Verde confirmou esta quarta-feira mais 15 doentes infetados pelo novo coronavírus na ilha de Santiago, elevando o total do país a um acumulado de 349 casos da doença desde 19 de março.

Em comunicado, o ministério referiu que foram analisadas pelo Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública um total de 184 amostras, de concelhos das ilhas de Santiago, São Nicolau e de São Vicente.

No concelho da Praia, das 131 amostras analisadas, 14 deram resultado positivo para covid-19, elevando o total da capital cabo-verdiana a um acumulado de 282 casos.

Ainda na ilha de Santiago (mais uma vez a única com casos positivos), aquele laboratório analisou 26 amostras do centro de Saúde do concelho de Santa Cruz, uma das quais deu resultado positivo para covid-19.

De acordo como o mesmo comunicado, estes dados são relativos às amostras de 16 a 18 de maio, dado que no domingo e segunda-feira, devido aos trabalhos de manutenção do equipamento de teste, não foram feitas análises naquele laboratório.

Desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro caso da doença no arquipélago – um cidadão inglês de 62 anos que acabaria por morrer dias depois, na ilha da Boa Vista -, Cabo Verde já soma 349 casos de covid-19. Destes, três acabaram por morrer, dois turistas estrangeiros infetados regressaram aos países de origem e 85 foram dados como recuperados.

Permanecem assim ativos 259 casos de covid-19 no país.

“Os casos ativos estão com evolução clínica favorável, mantendo-se dois doentes que necessitam de algum cuidado”, lê-se na nota.

Na ilha de Santiago, a única que permanece em estado de emergência, pelo menos até às 24:00 de 29 de maio, há registo de um acumulado de 290 casos de covid-19, dos quais 282 na Praia, quatro em São Domingos, dois em Santa Cruz e dois no Tarrafal.

Na ilha da Boa Vista, onde se registou o primeiro foco da doença em Cabo Verde, do acumulado de 56 casos de covid-19 apenas dois permanecem ativos, enquanto na ilha de São Vicente o único registo é de três pessoas da mesma família que contraíram a doença, mas que ainda em abril foram dados como recuperados.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 323 mil mortos e infetou quase 4,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Ler mais
Recomendadas

Cabo Verde certifica unidades hoteleiras para garantir “turismo seguro”

Esta medida faz parte de um “amplo programa sanitário” para garantir a retoma da atividade turística programada para o mês de julho.

África regista 132 mortos nas últimas 24 horas e totaliza 3.922 óbitos

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nos 54 países analisados foi registada a recuperação de 56.416 doentes, mais 3.002 que no dia anterior.

Oeiras e AKDN enviam equipamento médico a Cabo Verde

A iniciativa solidária para os PALOP e representa um investimento superior a 700 mil euros.
Comentários