Mil… consultas! O Programa de Combate ao Tabagismo do Município de Castro Marim atingiu esta quinta-feira, 6 de novembro, um número histórico: a 1000.ª consulta com mais um cidadão que pretende abandonar de vez o vício do tabaco.
A iniciativa pioneira lançada há 10 anos pelo então presidente da autarquia, o médico Francisco Amaral, apresenta uma taxa de sucesso de 82,37%. Impactou cerca de 800 pessoas vindas de Castro Marim, mas também dos vizinhos concelhos de Vila Real de Santo António, Tavira, Faro, Mértola, Almodôvar, Portimão, Loulé e até de Lisboa e de países como Espanha, Alemanha e Reino Unido, que deixaram de fumar ao fim de um ano.
A iniciativa trabalha nas vertentes da sensibilização e da motivação para deixar de fumar, com apoio aos fumadores durante todo o processo, iniciando-se com uma consulta de cessação tabágica com o Dr. Francisco Amaral.
No âmbito deste projeto, nos últimos anos, têm sido promovidas diversas campanhas de sensibilização, jantares de convívio de ex-fumadores e ainda a instalação de uma escultura localizada na Praça 1.º de Maio, em Castro Marim, intitulada de “Eco-Pulmão”, da autoria de Carlos Correia.
Exemplo de política pública, o programa tem vindo a ser destacado pelos resultados que apresenta, dentro do país e fora do país.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com