[weglot_switcher]

Cavaco Silva acusa Gouveia e Melo de não ter “competências” e “qualificações”

Num artigo de opinião no “Observador”, Cavaco Silva conclui que Gouveia e Melo “não possui as competências e qualificações” para exercer as funções de Presidente da República e declara o seu apoio a Marques Mendes.
Cavaco Silva
7 Novembro 2025, 07h52

Aníbal Cavaco Silva, antigo Presidente da República e chefe de Governo, considera que Henrique Gouveia e Melo não tem competências para o cargo e alerta que há um risco de instabilidade para Portugal caso o país não eleja um chefe de Estado que esteja preparado para as incertezas que podem afetar o país em breve.

A posição do antigo governante foi deixada em artigo de opinião no “Observador”, artigo em que oficializa o apoio a Luís Marques Mendes, que reconhece ser o candidato ideal para o cargo.

“Conheço-o bem. Tem experiência política, conhece o funcionamento e as especificidades das instituições da nossa democracia, da governação do país e da política externa. E é uma pessoa de bom senso, qualidade muito importante para um Presidente da República”, destaca Cavaco Silva.

No entanto, é com Henrique Gouveia e Melo que Cavaco Silva dedica mais parágrafos neste artigo de opinião. O antigo Presidente da República diz haveriam muitos oficiais nas Forças Armadas que seriam igualmente eficazes na logística das vacinas e chega a esta conclusão: “Como é óbvio, não é esse tipo de conhecimento que qualifica um qualquer português para exercer as funções de Presidente da República”.

Cavaco Silva conclui que Gouveia e Melo “não possui as competências e qualificações para exercer as funções de Presidente da República no quadro internacional incerto e complexo que se perspetiva para os próximos 5 anos”. Por fim, alerta “para o risco de instabilidade que Portugal pode correr se for eleito um Presidente sem as competências e qualificações para lidar com as situações difíceis, incertas e complexas com que o país pode ser confrontado e para defender os superiores interesses nacionais”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.