[weglot_switcher]

CDS-PP pondera expulsão de líder de corrente de opinião interna após participação na manifestação do Chega

O Conselho de Jurisdição do CDS-PP, órgão que funciona como uma espécie de ‘tribunal’ interno do partido, já recebeu uma queixa contra o antigo membro da concelhia de Lisboa Pedro Borges de Lemos, que pode levar a uma simples advertência ou à expulsão do CDS-PP.
  • Twitter/Chega
6 Agosto 2020, 13h23

O democrata-cristão Pedro Borges de Lemos, líder da corrente de opinião CDSXXI, pode vir a ser sancionado pelo Conselho de Jurisdição do CDS-PP por ter participado na ‘contramanifestação’ promovida pelo Chega, em Lisboa, no passado domingo. O órgão que funciona como uma espécie de ‘tribunal’ interno do CDS-PP já recebeu uma queixa contra Pedro Borges de Lemos, que pode levar a uma simples advertência ou à expulsão do partido.

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, admite, em entrevista publicada esta quinta-feira pela revista ‘Visão’, que já foi apresentada queixa junto do Conselho de Jurisdição do partido e admite que possa estar em causa uma “infração” aos regulamentos do CDS-PP. “Aos políticos, a todos eles, sejam aos Venturas ou Borges de Lemos desta vida, pede-se que coloquem de parte o oportunismo e deem o exemplo”, afirmou.

De acordo com os regulamentos do CDS-PP, consultados pelo Jornal Económico, as sanções que podem vir a ser impostas pelo Conselho de Jurisdição por infração disciplinar (seja ela uma violação aos deveres estatutários dos militantes ou violação das normas constantes dos estatutos e regulamentos do partido, como é o caso de Pedro Borges de Lemos) podem ir de uma simples advertência ou repreensão à suspensão ou expulsão do partido.

Pedro Borges de Lemos pode ainda ser punido com a “suspensão do direito de eleger e ser eleito até dois anos” por violar os deveres dos membros do partido, que devem “defender a unidade e promover o fortalecimento” do CDS-PP e acatar as diretrizes dos órgãos do partido.

Sobre a ‘contramanifestação’, para a qual o presidente demissionário e deputado único do Chega, André Ventura, convidou todos os líderes dos partidos de direita, Francisco Rodrigues dos Santos já tinha recusado o convite, dizendo que era “um insulto” juntar centenas de pessoas nas ruas “em plena crise pandémica”.

“Não vale tudo para responder à retórica da extrema esquerda e à sua visão do país que só existe na cabeça dos seus apaniguados”, sublinhou o líder democrata-cristão. Disse ainda que “a verdadeira direita que o CDS representa não cai nas ratoeiras ideológicas da extrema-esquerda para se afirmar”.

Contrariando a orientação do partido, o advogado Pedro Borges de Lemos – que já admitiu a hipótese de vir a votar em André Ventura nas presidenciais do próximo ano contra Marcelo Rebelo de Sousa, que, ao que tudo indica, deverá anunciar brevemente a recandidatura ao Palácio de Belém – juntou-se à concentração do Chega e esteve, durante toda a manifestação, ao lado de André Ventura. No final, teve inclusive direito à palavra.

A situação apanhou de surpresa vários democratas-cristãos, incluindo o deputado João Gonçalves Pereira. Nas redes sociais, o deputado do CDS-PP escreveu que “a presença e a intervenção do Pedro Borges de Lemos no comício do Chega terá que ter obrigatoriamente uma consequência rápida do CDS-PP”. “É muito grave o que se passou”, referiu.

Também o ex-deputado do CDS-PP Francisco Mendes da Silva, num artigo de opinião publicado esta quarta-feira no “Jornal de Negócios”, acusa Pedro Borges de Lemos de ser “alguém a querer fazer pela vidinha, aos ombros de uma agência de comunicação, a escrever umas vacuidades neste e naquele jornal, tudo se resumindo à seguinte tese: se não pego eu nos destinos da pátria, a pátria seguirá o seu previsível caminho pela sarjeta da História”.

Pedro Borges de Lemos tem sido uma das vozes críticas em relação à direção de Francisco Rodrigues dos Santos, que apoiou no 28.º Congresso do partido, em janeiro. O advogado já anunciou que sairá do partido, caso o líder democrata-cristão ceda à alegada pressão do histórico militante António Lobo Xavier para que o CDS-PP apoie a recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à Presidência da República.

https://www.facebook.com/pedro.borgesdelemos/posts/10213636934557498

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.