[weglot_switcher]

CDU divulga primeiros nomes da lista com que vai concorrer às legislativas

Os dois partidos vão concorrer em coligação às eleições marcadas para dia 6 de outubro e pretendem alargar influência e disputar a eleição de deputados para a Assembleia da República em círculos eleitorais onde não tem elegido.
6 Junho 2019, 16h25

O Partido Comunista (PCP) e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) apresentaram esta quinta-feira os primeiros nomes da lista com que vão concorrer às eleições legislativas. Os dois partidos vão concorrer em coligação às eleições marcadas para dia 6 de outubro e pretendem alargar influência e disputar a eleição de deputados para a Assembleia da República em círculos eleitorais onde não tem elegido.

Jerónimo de Sousa, Francisco Lopes, Carla Cruz, Miguel Viegas e Rita Rato são os cinco nomes anunciados para encabeçar a lista da Coligação Democrática Unitária (CDU). O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, volta a liderar a lista pelo círculo de Lisboa, que nas legislativas de 2015 elegeu cinco deputados para o Parlamento. A transposição dos últimos resultados eleitorais das europeias aponta, no entanto, para a perda de um deputado eleito por este círculo.

Francisco Lopes, à semelhança do que sucedeu em 2015, volta também a liderar a candidatura pelo círculo de Setúbal. Nas últimas legislativas, a Coligação PCP-PEV conseguiu eleger quatro deputados para a Assembleia da República por Setúbal, mas também aqui a transposição das eleições europeias para as eleições de outubro são pouco otimistas. A previsão é de que a CDU perca também um deputado por Setúbal, elegendo apenas quatro.

Ao distrito de Braga, candidata-se a psicóloga e atual deputada Carla Cruz, repetindo a estratégia de 2015, que permitiu a sua eleição. Tal como nas últimas legislativas, as projeções apontam para que a CDU consiga eleger apenas um deputado para a Assembleia da República por este círculo eleitoral.

O antigo eurodeputado Miguel Viegas vai encabeçar a lista da coligação no distrito de Aveiro, depois de ter ficado de fora da lista às últimas eleições europeias. Em 2015, Miguel Viegas já tinha liderado a lista por Aveiro, apesar de a CDU não ter conseguido eleger nenhum deputado por este distrito.

Já Rita Rato é uma das novidade da Coligação PCP-PEV para estas eleições. A deputada, que nas últimas legislativas foi número dois pelo círculo de Lisboa, vai liderar a lista da CDU pela Europa. Em 2015, os dois assentos parlamentares deste círculo eleitoral foram atribuídos ao PSD e PS, tal como acontece habitualmente.

A lista completa de todos os cabeças-de-lista da CDU às eleições legislativas vai ser apresentada até ao final de junho. A CDU garante que vai para estas eleições “para avançar, para alargar a influência nos círculos eleitorais em que elege e para disputar a eleição de deputados em círculos eleitorais onde não tem elegido deputados”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.