[weglot_switcher]

Centeno: “Oposição tentou criar uma gerincoisa”

Ministro das Finanças destacou que o impacto negativo da medida proposta pelo Governo para descida do IVA da luz “será menor que a medida radical proposta pelo PSD”, sublinhando que a proposta do Executivo tem como objetivo o equilíbrio das contas públicas e das questões ambientais. 
© Jornal Económico/ Fotografia: Cristina Bernardo
6 Fevereiro 2020, 14h35

O ministro das Finanças, Mário Centeno, enalteceu o excedente orçamental projetado no Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), mas apontou o dedo à oposição sobre as medidas propostas, dizendo que “parece que não há fama, sem drama”.

“O maior partido de oposição tentou criar uma gerincoisa”, disse durante a intervenção final do Governo, no debate sobre o OE2020, na Assembleia da República, que antecedeu a votação global.

O ministro das Finanças frisou que a proposta para a descida do IVA na luz não estava nem no programa eleitoral do PS, nem do Governo e que o Executivo “respondeu a um debate, em que de boa fé se aproximou das preocupações, mas fê-lo no quadro da responsabilidade orçamental, ação climática e justiça social”.

“Não podemos vender medidas avulso. Não é do imediatismo que se constrói o futuro de um país”, acrescentou. “O impacto negativo da medida proposta pelo Governo será menor que a medida radical proposta pelo PSD”, disse, sublinhando que o Executivo baseia-se no equilíbrio das contas públicas e das questões ambientais.

Mário Centeno realçou ainda que “se tudo o que foi proposto fosse aprovado, não havia financiamento”, destacando as mais de mil propostas discutidas em sede de especialidade e que levaram a limitações de tempo para aprofundamento da análise.

“Este orçamento é um tributo aos dias que vão distantes. Não vamos voltar atrás. Devemos isso aos portugueses”, garantiu.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.