[weglot_switcher]

Centeno: “Portugal nunca esteve tão bem preparado para uma crise como hoje”

A garantia foi dada por Mário Centeno no dia em foi confirmado que Portugal atingiu pela primeira vez um saldo orçamental positivo em democracia. Há 47 anos, desde 1973, que o país não atingia um excedente orçamental: de 0,2% do PIB em 2019.
  • Cristina Bernardo
25 Março 2020, 15h59

O ministro das Finanças considera que Portugal está preparado para aguentar o tsunami económico devido à crise do coronavírus.

A garantia foi dada por Mário Centeno no dia em foi confirmado que Portugal atingiu pela primeira vez um saldo orçamental positivo em democracia. Há 47 anos, desde 1973, que o país não atingi um excedente orçamental: de 0,2% do PIB em 2019.

“A economia portuguesa, à semelhança da esmagadora maioria das economias mundiais, está neste momento a ser alvo de um choque externo com consequências graves na vida social e economia dos portugueses”, começou por dizer o ministro esta quarta-feira.

“Este surto pandémico não só está a ter um impacto humano e social devastador, como está a paralisar partes criticas do sistema económico, de duração indeterminada”, acrescentou.

“Neste contexto de grande indefinição, temos duas certezas: tudo faremos para restaurar a confiança e regressar à normalidade. Outra certeza, é que o país nunca esteve tão bem preparado para uma crise desta natureza, como hoje. Essa é uma nota de confiança que quero hoje partilhar com todo os portugueses”, declarou Mário Centeno.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/pela-primeira-vez-em-democracia-portugal-teve-excedente-orcamental-de-02-em-2019-565506

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.