Centro Cultural Português em Cabo Verde lança novo concurso de dramaturgia

As candidaturas devem ser entregues até ao dia 15 de abril. O vencedor recebe um prémio monetário no valor de 75 mil escudos.

O Centro Cultural Português em Cabo Verde/Camões – Instituto Português (Praia e Pólo do Mindelo) lança, em parceria com a Associação Artística e Cultural Mindelact, a segunda edição do Concurso Nacional de Dramaturgia. Segundo o regulamento, esta iniciativa visa estimular a escrita criativa e valorização da expressão literária em Língua Portuguesa, incentivar a produção de textos para teatro, bem como reforçar a arte cénica como um pilar representativo da cultura cabo-verdiana.

Podem participar todos os interessados com idade igual ou superior a 16 anos e com residência fixa em Cabo Verde. Ainda de acordo com o regulamento, que se encontra disponível nas páginas de Facebook do Centro Cultural Português da Praia e Pólo do Mindelo, bem como da Embaixada de Portugal, as candidaturas devem ser entregues até ao dia 15 de abril.

O júri é constituído por José Luís Peixoto (poeta e dramaturgo português), Mariana Faria (leitora do Camões I.P. em Cabo Verde, e vogal da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa na Uni-CV), e Olavo da Luz (cineasta e agente cultural cabo-verdiano).

O título da peça premiada e o nome do seu autor serão revelados no dia 6 de Maio, após o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP procedendo-se à entrega do prémio em data a anunciar. O vencedor recebe um prémio monetário no valor de 75 mil escudos. Ainda a sua obra será editada em livro e encenada numa produção teatral do grupo de teatro do Centro Cultural Português – Pólo do Mindelo, com apresentação pública em palco no Mindelo e no CCP da Praia, em 2020.

A primeira edição do Concurso Nacional de Dramaturgia aconteceu em 2017, em que a jovem luso-cabo-verdiana, residente na cidade do Mindelo, Lisa Pinheiro dos Reis venceu com o texto “Tudojunto sepa rado”. A sua obra foi editada em 2018 e apresentada no Auditório do Centro Cultural Português na Cidade da Praia e no Pólo do Mindelo, pelo grupo de teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, com encenação de João Branco.

Recomendadas

Cerimónia fúnebre de Dom Paulino Évora reúne centenas de pessoas na Praia

A ilha de Santiago disse adeus ao primeiro bispo de Cabo Verde. Dom Paulino Évora foi ordenado sacerdote em Portugal em 1962.

Jogos Africanos de Praia fazem de Cabo Verde destino desportivo

“Esta aposta vale a pena porque está dentro da estratégia de tornar Cabo Verde num país relevante no mundo de organizações de eventos desportivos”, disse o ministro do Desporto cabo-verdiano.

Empresas privadas com “expectativas enormes” sobre fórum de investimento em Cabo Verde

O Cabo Verde Investment Forum está agendado para os próximos dias 1, 2 e 3 de julho. “A questão do financiamento continua a ser um dos grandes desafios para o sector privado nacional”, disse o secretário-geral da Câmara de Comércio de Sotavento.
Comentários