[weglot_switcher]

CEO da Corticeira Amorim e irmãs são os 22.º mais ricos de Portugal

Do portefólio de investimentos faz parte a Amorim Investimentos e Participações, a Corticeira Amorim, e investimentos no ramo imobiliário.
3 Março 2025, 07h00

António Rios de Amorim e as irmãs são os 22.º mais ricos de Portugal, segundo o ranking dos 50 mais ricos de Portugal da Forbes. De acordo com a revista que integra o grupo Media9, os irmãos, António, Cristina e Joana, têm um património avaliado em 710 milhões de euros.

Do portefólio de investimentos faz parte a Amorim Investimentos e Participações, a Corticeira Amorim, e investimentos no ramo imobiliário.

António é o filho mais velho de António Ferreira de Amorim, um dos irmãos que revolucionou a corticeira de Santa Maria da Feira, e ocupa há mais de duas décadas o cargo de CEO.

Já a filha, Cristina, é a CFO da empresa industrial.

A empresa iniciou a sua atividade em 1870, com a fundação de uma fábrica de produção manual de rolhas de cortiça em Vila Nova de Gaia. Em 1908, a família Amorim abriu uma nova oficina em Santa Maria de Lamas, para alargar a produção.

É em 1922 que nasce a primeira empresa, a Amorim & Irmãos, Lda., a empresa tem como sócios os filhos de António Alves Amorim e Ana Pinto Alves, José, Manuel, Henrique, Américo, Ana, Rosa, António, Joaquim e Bernardina.

Depois de adquirir um armazém em Abrantes, a empresa transforma-o numa fábrica de preparação das pranchas de cortiça, em 1939. Em 1944, as instalações de Santa Maria de Lamas são destruídas por um incêndio, que deixou em ruínas a maior fábrica da Vila da Feira.

Em 1953, a empresa passa a estar no comando da terceira geração Amorim, com os irmãos José, António, Américo e Joaquim Ferreira de Amorim ficam à frente da Amorim &Irmãos.

O nome Corticeira Amorim nasce em 1963, com o objetivo de transformar 70% dos desperdícios produzidos pela Amorim & Irmãos, Lda. derivados da fabricação de rolhas, para ser possível produzir um conjunto de novas aplicações de cortiça.

Em 1966, a empresa expande os seus investimentos, e adquire e cria várias empresas em Portugal e no estrangeiro. Já em 1973 a empresa inicia a produção de cortiça com borracha.

Já em 2000 criou-se a Amorim &Irmãos, S.A- Unidade de Ponte de Sôr e em 2001 a mesma, mas em Coruche. A empresa adquire o grupo Equipar, detentor de duas sociedades industriais: a Equipar Indústria de Cortiça e a Equipar Rolha Natural, em 2005.

Em 2019, a Corticeira Amorim celebra 30 anos em bolsa, tendo entrado na bolsa nacional em abril de 1988.

A empresa fechou o ano de 2024 com uma descida de 21,6% no lucro para 69,7 milhões de euros, enquanto as vendas totalizaram 939,1 milhões de euros, o que se traduz numa quebra de 4,7% face ao período homólogo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.