[weglot_switcher]

CEO da Ryanair: Brexit é um “sério risco” para os voos de e para o Reino Unido

“Há um risco preocupante de disrupção séria nos voos de e para o Reino Unido em abril de 2019, a menos haja um acordo bilateral até setembro de 2018”, afirma o CEO da Ryanair, uma das cada vez mais empresas que alertam para a necessidade de clarificação nas negociações até ao início do próximo ano.
  • Francois Lenoir / Reuters
31 Outubro 2017, 11h11

Foi durante uma conferência de imprensa que Michael O’Leary, CEO da Ryanair, alertou para o facto de o Governo britânico continuar a subestimar os riscos do Brexit para as viagens de avião. “Há um risco preocupante de disrupção séria nos voos de e para o Reino Unido em abril de 2019, a menos haja um acordo bilateral até setembro de 2018”, afirmou o CEO da Ryanair, acrescentando: “Tememos que o Governo do Reino Unido continue a subestimar este tipo de disrupção.”

Segundo o Business Insider, Philip Hammond, ministro das Finanças britânico, afirmou no parlamento que os voos de e para o Reino Unido poderão ser cancelados no pós-Brexit, se se “considerar o pior cenário”. Para O’Leary, a indústria aeronáutica precisa que as negociações entre o Reino Unido e a União Europeia sejam clarificadas até ao próximo verão, a altura em que as companhias aéreas publicam os seus calendários para o ano seguinte. “O tempo está a escassear para o Reino Unido desenvolver uma solução bilateral”, alertou O’Leary.

A Ryanair junta-se assim a uma crescente lista de empresas que apelam a que as posições de ambas as partes nas negociações do Brexit sejam clarificadas, no que respeita à possibilidade de um período de transição e aos acordos comreciais futuros. Os responsáveis de cinco lobbies de topo escreveram ao Governo britânico no início do mês de outubro para alertar para o facto de as empresas se estarem a preparar para começar a executar planos de contingência no início do próximo ano, a menos que haja garantia de que serão mantidas relações comerciais com a Europa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.