Cerca de dois mil milhões de euros da bazuca europeia chegam “nos próximos dias” (com áudio)

Portugal já assinou os contratos de financiamento e empréstimos com a Comissão Europeia para receber o pré-financiamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. João Leão e Nelson de Souza confiantes de que as verbas chegarão “nos próximos dias”.

Portugal assinou esta segunda-feira os contrato bilaterais de financiamento e empréstimos com a Comissão Europeia que permitem receber o pré‑financiamento de até 13% dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), esperando receber as verbas “nos próximos dias”.

“Contamos que nos próximos dias a Comissão possa transferir para Portugal os pré-financiamentos no valor de mais de dois mil milhões de euros”, disse o ministro do Planeamento, Nelson de Souza, na cerimónia conjunta entre o Ministério das Finanças e o Ministério do Planeamento para a assinatura dos acordos de financiamento.

Questionado pelos jornalistas sobre o calendário específico para a chegada a Portugal das verbas, o ministro das Finanças, João Leão, afirmou que “será nos próximos dias”, embora tenha explicado não ser possível indicar o dia exacto. “Poderá ser para a semana, poderá ser antes. Não está definido o dia exacto, mas é muito em breve”, disse, acrescentando que o montante “tudo indica” que será cerca de 13% do valor de pré-financiamento, ou seja, cerca de 2,2 mil milhões de euros.

Nelson de Souza afirmou ainda que “sem grandes hiatos temos que passar imediatamente para a fase subsequente”, garantido que “executar, executar, executar passará a constituir a primeira, a segunda e a terceira prioridade a partir de agora”.

Numa cerimónia conjunta entre o Ministério das Finanças e o Ministério do Planeamento, os responsáveis governativos por estas áreas assinaram os contratos bilaterais com Bruxelas, que segundo o calendário permite que os Estados-membros possam receber no prazo de dois meses o pré-financiamento acordado. Contudo, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assinalou recentemente esperar que os primeiros desembolsos possam ocorrer ainda em julho.

A Comissão Europeia aprovou a 16 de junho o PRR português, dando luz verde à atribuição de 13,9 mil milhões de euros em subvenções e 2,7 mil milhões de euros em empréstimos a Portugal ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

Recomendadas

Mais de 32 mil contribuintes receberam planos para pagarem IRS em prestações

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) criou um total de 32.158 planos de pagamento em prestações oficiosos para IRS, disse à Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças.

IGCP faz hoje leilão de troca de dívida para estender maturidades

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP realiza esta quarta-feira um leilão de troca de Obrigações do Tesouro para prolongar a maturidade da dívida para 2028 e 2034.

Endividamento das empresas privadas em máximos de 2014 (com áudio)

Desde março de 2014 que o endividamento das empresas privadas não atingia um valor tão elevado. No final de julho, as empresas do comércio e das indústrias eram as que mais contribuíam para este endividamento.
Comentários