[weglot_switcher]

CGD e BCP asseguram cerca de 40% do empréstimo de 275 milhões ao Fundo de Resolução

São sete os bancos que vão participar no empréstimo, em função da quota de mercado. CGD e BCP poderão emprestar 115 milhões de euros.
17 Outubro 2020, 16h30

Os dois maiores bancos em Portugal vão assegurar cerca de 42% do empréstimo de 275 milhões ao Fundo de Resolução (FdR) para injetar no capital do Novo Banco em 2021. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Millennium bcp, em conjunto, deverão emprestar quase 115 milhões à instituição liderada por Máximo dos Santos.

O Jornal Económico (JE) sabe que a contribuição de cada banco será ponderada tendo em conta a sua dimensão no mercado, uma solução que presidiu à participação de cada banco no empréstimo ao FdR em 2014, de 700 milhões de euros, que serviu à capitalização original do Novo Banco de 4,9 mil milhões de euros.

O acordo para o empréstimo da banca ainda não está fechado, tal como disse o secretário de Estado de Finanças, João Nuno Mendes, esta terça-feira, na conferência de apresentação da proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021). Por isso, a participação de cada banco no empréstimo ao FdR ainda não está fechado.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.