[weglot_switcher]

Chamada do estrangeiro, em inglês, da Microsoft? Cuidado que é fraude

A empresa avisa que este não é o seu procedimento habitual. Chamada pode terminar com o roubo de informação pessoal ou financeira ou com a instalação de software malicioso no computador para exigir resgates.
6 Fevereiro 2023, 16h02

“Hello, sir. This is from Microsoft. We’re calling because your computer is under attack”. (Olá. Estou a ligar da Microsoft. Estamos a contactá-lo porque o seu computador está a ser atacado).

É assim que começa a chamada que supostamente oferece ajuda por parte da tecnológica norte-americana, e que pode terminar com o roubo de informações pessoais ou financeiras ou com a  instalação de software malicioso no computador para exigir resgates.

A chamada tem origem num número da Alemanha  (+49 8559 798451) e é realizada por um assistente a falar inglês com um sotaque normalmente associado aos cidadãos do Hindustão, tal como o JE testemunhou.

A história contada é simples: a empresa detetou um ataque de hackers ao computador da pessoa em causa e é necessário realizar uma intervenção no computador. Para tal, é preciso a ajuda deste assistente que vai guiar a vítima pelo processo.

Resumindo, mais uma história da carochinha que pode terminar numa fraude e com os consumidores lesados. Contactada pelo JE, a Microsoft Portugal garante que este não é o seu procedimento habitual.

“A Microsoft não envia mensagens de e-mail nem realiza chamadas telefónicas não solicitadas para pedir informações pessoais ou financeiras. A Microsoft não fornece também qualquer suporte técnico telefónico para reparação de dispositivos. Qualquer comunicação com a Microsoft tem de ser iniciada pelos utilizadores”, segundo fonte oficial da tecnológica.

Já em 2019 o Centro Nacional de Cibersegurança alertava para a tentativa de roubo de informações e/ou ataque de ransomware em nome da Microsoft, segundo noticiava o “Diário de Notícias”. O ataque terminava com a exigência de um resgate ou com os criminosos a ficarem com os dados dos cartões de crédito das vítimas.

Há um ano, novo aviso por parte da Microsoft depois de vários utilizadores terem denunciados chamadas de um número da Alemanha a fazerem-se passar por técnicos da Microsoft, revelava a “Lusa” em fevereiro de 2022.

Para denunciar esquemas fraudulentos em nome da Microsoft, utilize a página www.microsoft.com/reportascam Para mais informações, consulte esta página.

O Centro Nacional de Cibersegurança também conta com uma página onde pode denunciar incidentes. 

Alguns dos conselhos de proteção dados pela Microsoft:

  • A Microsoft não envia mensagens de e-mail não solicitadas nem faz chamadas de telefone não solicitadas para pedir informações pessoais ou financeiras, ou fornecer suporte técnico para reparar o seu computador. Se não nos pediu, não lhe ligaremos para oferecer suporte.
  • Se for apresentada uma janela de pop-up ou mensagem de erro com um número de telefone, não telefone para esse número. As mensagens de erro e aviso da Microsoft nunca incluem um número de telefone.
  • A Microsoft nunca pedirá suporte sob a forma de criptomoeda, como Bitcoin ou cartões de oferta.
  • Transfira software apenas a partir de sites de parceiros Microsoft oficiais ou da Microsoft Store. Tenha cuidado com a transferência de software de sites de terceiros, uma vez que alguns deles poderão ter sido modificados sem o conhecimento do autor para agligar software malicioso e outras ameaças.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.