[weglot_switcher]

Chega abandona hemiciclo enquanto se canta Zeca Afonso

A entoar ‘Grândola, Vila Morena’, o Presidente da República foi saindo do hemiciclo, acompanhado de Aguiar-Branco e Montenegro. Membros do Governo levantaram-se enquanto a esquerda cantava música de Zeca Afonso.
Assembleia da República Parlamento
EPA/JOSE SENA GOULAO
25 Abril 2024, 14h20

Enquanto o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, descem da Mesa, já depois de se tocar e cantar o hino nacional, os deputados dos partidos de esquerda levantam-se e cantar a ‘senha’ da liberdade: Grândola, Vila Morena.

As bancadas do Partido Socialista, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e o PAN entoaram a canção de Zeca Afonso, em pé e de cravo na mão. Enquanto os partidos de esquerda cantavam, os deputados do Chega iam abandonando a sala. Também os dois deputados do CDS-PP e os sociais-democratas que estavam na fila da frente abandonaram a sala.

Os militares que fizeram a Revolução dos Cravos acompanharam os deputados. Vários membros do Governo mantiveram-se no hemiciclo enquanto os partidos entoavam a música de Abril.

Marcelo Rebelo de Sousa foi saindo da sala a entoar Grândola, Vila Morena. Aguiar-Branco e o primeiro-ministro Luís Montenegro acompanharam a saída do Presidente da República.

Os deputados da Iniciativa Liberal e a grande maioria dos deputados do Partido Social Democrata mantiveram-se na sala, embora sem cantar.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.