PremiumChega duplica intenções de voto no mês seguinte às legislativas

Partido de André Ventura lidera aumento na intenção de voto pós-legislativas e ganha a quase todos. PSD teria a maior perda.

andre_ventura_legislativas_voto
Miguel A. Lopes/Lusa

O Chega é o partido que saiu mais beneficado junto dos portugueses no mês seguinte às legislativas. A sondagem “Pós-eleitoral Novembro 2019”, realizada pela Aximage para o Jornal Económico entre 8 a 11 de novembro, após a discussão do Programa de Governo, mostra que a força política criada por André Ventura obteve a maior variação positiva nas intenções de voto, ganhando 1,7 pontos percentuais, um acréscimo que lhe permitiria mais do que duplicar o resultado obtido nas urnas a 6 de outubro, com 67.826 votos (1,29%), destacando-se entre os recém-chegados à Assembleia da República.

Apesar de o Chega não ser o único partido a aumentar as intenções de voto em relação ao resultado das legislativas, visto que também o PS sobe 1,1 pontos percentuais e o Bloco de Esquerda tem um acréscimo de 0,9, a grande diferença é que os socialistas só conquistam abstencionistas (com um acréscimo de 2,8 pontos) e os bloquistas também concentram ganhos entre aqueles que não foram votar a 6 de outubro (1,4 pontos), conseguindo apenas a transferência de 0,2 oriundos do PS e 0,1 provenientes do PSD.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Recomendadas

PremiumNuno da Silva Vieira defende que “advogados têm de acompanhar os clientes no mundo virtual”

Nuno da Silva Vieira, sócio da Antas da Cunha Ecija e coordenador executivo do programa executivo de Blockchain e Smart Contracts da Nova, é o convidado do Falar Direito que será transmitido na segunda-feira, em vídeo e podcast.

PremiumSiza Vieira apela a fusão de candidaturas a apoio do PRR para empresas

Vontade de evitar sobreposições será critério para definir quantos dos 64 consórcios pré-qualificados às Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial assinarão contratos em 2022.

PremiumDielmar liquidada este mês com novo processo de venda na mira

Sindicato dos trabalhadores do sector espera reabertura da empresa e recontratação de parte dos 242 trabalhadores no desemprego após novo processo de venda por proposta em carta fechada ou leilão.
Comentários