[weglot_switcher]

Chega quer esclarecimentos sobre naturalização de Pedro Pichardo

Partido enviou perguntas à ministra da Justiça e ao secretário de Estado da Juventude e Desporto após entrevista em que o também campeão olímpico do triplo salto Nélson Évora acusou Portugal de “comprar um atleta para ter resultados a curto prazo”.
14 Março 2023, 15h43

O Chega quer que a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, venha prestar esclarecimentos sobre a naturalização do atleta Pedro Pichardo, campeão europeu, mundial e olímpico de triplo salto.

Até então cubano, Pablo Pichardo tornou-se cidadão português em Dezembro de 2017, poucos meses após ter começado a treinar em Portugal e a representar o Benfica. “Vou dar tudo pelo Benfica e por Portugal. Agora que tenho a nacionalidade, é um grande orgulho para mim representar os benfiquistas e os portugueses”, disse o atleta aquando da conclusão do processo.

No ano seguinte começou a representar Portugal em competições internacionais, conseguindo, entre outros títulos, ser campeão olímpico (2021), mundial (2022), europeu ao ar livre (2022) e em pista coberta (2021 e 2023). Também é detentor do recorde nacional de triplo salto, com 17,98 metros ao ar livre e 17,60 metros em pista coberta.

A rapidez com que Pichardo se tornou cidadão português causou então polémica e voltou a ser recordada pelo também campeão olímpico do triplo salto Nélson Évora. Numa entrevista à Rádio Observador, o ex-atleta do Benfica e do Sporting disse que a rapidez da naturalização do cubano foi “um investimento feito a curto prazo” pela Federação Portuguesa de Atletismo. “Foi comprado um atleta para poder ter resultados a curto prazo”, acusou Évora, que nasceu na Costa do Marfim, filho de pais cabo-verdianos, e demorou 11 anos a obter a nacionalidade portuguesa, apesar de viver no país desde os seis anos.

De igual modo, o Chega endereçou perguntas ao Governo sobre o processo de naturalização de Pedro Pichardo, dirigidas à ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e ao secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.