[weglot_switcher]

Chega quer servir de ponte entre as famílias políticas mais à direita da União Europeia

Participação num comício do Vox em Madrid, ao lado de Abascal, não impede que a moção com que André Ventura se recandidata valorize pertença ao grupo de Salvini e Le Pen. Unificar área política é a meta.
16 Outubro 2021, 14h00

As duas famílias políticas mais à direita da União Europeia, que medem forças no Parlamento Europeu e ambicionam suplantar o centro-direita do Partido Popular Europeu, têm em comum André Ventura e o Chega. O partido criado em 2019, e que surge nas sondagens para as próximas legislativas a disputar o estatuto de terceira força política com o Bloco de Esquerda, oficializou no ano passado a entrada no Identidade e Democracia (ID), cujos expoentes são os italianos da Liga de Matteo Salvini e os franceses da Reunião Nacional de Marine Le Pen. Mas isso não o impede de ter profundas ligações ao espanhol Vox, que pertence ao grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus (ECR).

Assim se viu no domingo passado, quando Ventura foi um dos convidados internacionais no comício do Vox que também contou com a presença de Giorgia Meloni, presidente dos Irmãos de Itália e uma das protagonistas do ECR, embora a força dominante dessa família política seja o Partido Lei e Justiça, que governa a Polónia.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.