Chegaram à DECO 7 mil pedidos de ajuda de famílias sobre-endividadas

Associação de Defesa dos Consumidores recebeu menos 84 pedidos de ajuda no primeiro-trimestre do ano face a igual período de 2016.

O número de famílias sobre-endividadas que pediram apoio à DECO caiu para sete mil famílias no primeiro trimestre do ano, menos 84 famílias face ao período homólogo de 2016.

Entre os pedidos de ajuda que chegaram ao Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da associação de defesa do consumidor, apenas 630 famílias tiveram as dívidas reestruturadas, noticia a Lusa.

O crédito à habitação representa 83% dos pedidos de apoio, sendo o mais negociado pela DECO, seguido pelo o crédito pessoal, com cerca de 14% e o crédito automóvel, 11%.

O desemprego foi a causa de 20% dessas situações de sobre-endividamento, uma queda face aos 27% do primeiro trimestre de 2016.

Segundo a associação a maioria das famílias que pede ajuda têm o ensino secundário, representando 31% dos casos, ou o 3.º ciclo (16%) e o ensino superior 23%.

A taxa de esforço média dos processos de sobre-endividamento nas mãos da Deco foi de 69% nos primeiros três meses do ano, mostrando uma subida face à taxa de esforço de 67% no primeiro trimestre de 2016.

Recomendadas

PremiumDavid Card: o Nobel da Economia com preocupações sociais

David Card estava em casa quando lhe ligaram a dizer que tinha ganho o Prémio Nobel. Vestindo um casual roupão, foi fotografado pela sua mulher, Cynthia Gessele, enquanto era entrevistado ao telefone pelo site oficial dos galardões suecos, o www.nobelprize.org.

O principal desafio para o sector das pescas é tecnológico

O presidente da Associação dos Armadores de Pesca Industrial diz que a frota precisa de um salto tecnológico que a União Europeia deveria impor e apoiar quanto antes.

Cabo Verde. Quase 400 mil cabo-verdianos escolhem novo Presidente na terceira eleição num ano

O Tribunal Constitucional admitiu as candidaturas de José Maria Pereira Neves, Carlos Veiga, Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, Hélio Sanches, Joaquim Jaime Monteiro e Casimiro de Pina. É a primeira vez que Cabo Verde regista sete candidatos oficiais a Presidente da República em eleições diretas
Comentários