[weglot_switcher]

Chegou ao fim um ciclo de ouro dos bancos

O ciclo de lucros recorde da banca, perante os juros ainda elevados do BCE, terminou. Os banqueiros sabem-no e estão preparados para a quebra na margem financeira. A aposta é no aumento do volume de negócios para atenuar o impacto e permitir uma aterragem suave dos resultados.
bancos
3 Janeiro 2025, 13h30

O ano de 2024 marcou o pico do ciclo para os resultados da banca nacional, com o setor a alcançar valores recorde à boleia de um período de subida de juros pelo Banco Central Europeu (BCE) para controlar a inflação. A inversão da política monetária a partir do verão, com impacto na margem financeira, vai travar os lucros históricos no próximo ano e nos seguintes, ainda que o setor financeiro e as agências de rating continuem a apontar para um desempenho sólido das instituições nacionais, que, acreditam, vão conseguir compensar a descida das taxas com mais negócio.

Os cinco maiores bancos nacionais alcançaram lucros de quase quatro mil milhões de euros nos primeiros nove meses, encaminhando-se para resultados recorde no conjunto do ano.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.