[weglot_switcher]

China promete 6,5 mil milhões de euros em novos financiamentos para África

No IX Fórum de Cooperação China-África, com presença de mais de 50 líderes africanos, o presidente Xi Jinping propôs melhor unilateralmente o acesso ao seu mercado para o comércio com África, novos financiamentos e apoiar 30 projectos de infraestruturas no continente africano.
China’s President Xi Jinping and his wife Peng Liyuan stand for a group photo together with leaders from African countries before a welcome dinner of the Forum on China-Africa Cooperation (FOCAC) in the Great Hall of the People in Beijing, China, 04 September 2024. ANDRES MARTINEZ CASARES/Pool via REUTERS
6 Setembro 2024, 12h26

O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou esta quinta-feira a disponibilização de 51 mil milhões de yuans (cerca de 6,5 mil milhões de euros) em novos financiamentos para a África e o apoio a 30 projectos de infraestruturas no continente, além de prometer criar pelo menos um milhão de empregos.

Discursando na abertura do Fórum de Cooperação China-África, na presença de representantes de mais de 50 países do ‘continente berço’, dentre chefes de Estado e de governos, Xi Jinping garantiu que o seu país melhorará unilateralmente o acesso ao seu mercado para o comércio com África.

O evento, realizado em Pequim, sob o lema “Dar as Mãos para Promover a Modernização”, define uma agenda de três anos para os laços entre a segunda maior economia do mundo e África, considerado o continente que mais cresce no mundo.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.