As startups que ganharam a quinta edição do programa de aceleração From Start-to-Table dedicam-se à criação de chocolate sem cacau e à reutilização de embalagens de refeições, através de uma app. As vencedoras da nova ronda de prémios da Startup Lisboa para negócios ligados à alimentação e restauração foram a britânica WNWN Food Labs e a portuguesa Ecoceno.
A foodtech WNWN Food Labs, vencedora na categoria de “Novos Produtos de Food & Beverage (F&B) Sustentáveis”, opera na fermentação para criar produtos com ingredientes alternativos e sustentáveis, enquanto a Ecoceno, galardoada na categoria Tecnologia para Restauração, está a desenvolver um serviço digital e de logística com embalagens, para evitar o desperdício e as taxas associadas às refeições prontas a consumir que os consumidores encomendam.
A dupla de empresas recebeu, cada uma, 10 mil euros e incubação na Startup Lisboa durante seis meses, depois de ter estado a trabalhar na prototipagem e validação do seu produto no mercado português durante oito semanas Para tal, estiveram ao lado de especialistas, mentores e investidores do sector em webinares e debates de 150 horas, apoiados por empresas como a Delta Cafés, Sociedade Central de Cervejas, a Zomato Portugal e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
O From Start-to-Table 2022 contou com nove projetos relacionados com novos produtos de F&B e onze de tecnologia para a restauração, sendo que a maioria (70%) já tem clientes, apenas 17% se encontra em fase de MVP (Minimum Viable Product) e mais de metade (57%) angariou investimento.
No total das cinco edições, houve mais de cinco centenas de candidaturas, de cerca de 30 países e 110 startups aceleradas, que conseguiram angariar mais de 5 milhões de euros em investimento a seguir ao programa. Os jurados foram Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa e da Fábrica dos Unicórnios de Lisboa, Cristina Salsinha, manager de Inovação de Projeto do Turismo de Portugal, e Pedro Castro, diretor geral da Delta Ventures.
O júri contou ainda com Helena Costa, responsável de Trade Marketing para o On Trade da Sociedade Central de Cervejas, Nuno Fernandes, general Manager e responsável de Crescimento da Zomato Portugal, Tiago Quaresma, vice-presidente da AHRESP e administrador do Valor do Tempo Group e Tânia Calçada, manager da área de Inovação de Produto da Sonae MC.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com