[weglot_switcher]

Ciberataque aos EUA, confronto militar com o Irão, instabilidade na Venezuela. As principais ameaças a ter em atenção em 2019

Relatório de Prioridades Preventivas do Council on Foreign Relations destaca várias ameaças à segurança global que poderão concretizar-se durante o ano de 2019. Desde um ciberataque a redes de infraestruturas nos EUA até um eventual confronto militar com o Irão, passando pela instabilidade na Venezuela e também na Península Coreana.
30 Dezembro 2018, 12h26

É o 11º Relatório de Prioridades Preventivas do Council on Foreign Relations e destaca nove ameaças à segurança global que poderão concretizar-se durante o ano de 2019. Desde 2008 que este think tank sediado em Nova Iorque pede a especialistas em política internacional que selecionem conflitos potenciais ou em curso que consideram ter uma maior probabilidade de concretizar-se (ou intensificar-se) no ano seguinte, analisando também o impacto dos mesmos relativamente aos interesses nacionais dos EUA. Apesar desse ponto de vista centrado nos EUA, o relatório não deixa de ter uma abrangência global.

Em 2019, uma das principais ameaças consistirá num possível ciberataque a redes de infraestruturas nos EUA, além de um eventual atentado terrorista em solo norte-americano. O relatório também aponta para a possibilidade de tensões reativadas na Península Coreana e fracasso das negociações de desnuclearização, confronto armado entre os EUA e o Irão, violência continuada na Síria, instabilidade na Venezuela e incremento da vaga de refugiados, agravamento da crise humanitária no Iémen, aumento da violência e instabilidade no Afeganistão e potencial confronto militar no mar do Sul da China.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.