[weglot_switcher]

CIM Alto Tâmega e Barroso entre os três finalistas dos Prémios Europeus de Produção Biológica 2024

CIMAT é um dos três finalistas na Categoria “Melhor Região Biológica”. Vencedores serão anunciados no dia 23 de setembro, Dia Biológico da União Europeia, em Bruxelas.
6 Setembro 2024, 15h18

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) está na corrida aos Prémios Europeus de Produção Biológica de 2024 da Comissão Europeia, sendo uma das três finalistas na Categoria “Melhor Região Biológica”.

Detentor de 32 produtos endógenos qualificados como DOP e IGP, o território português concorre ao lado de Castilla – La Mancha, em Espanha, e Savo do Sul, na Finlândia, duas regiões reconhecidas pela inovação no desenvolvimento de práticas agrícolas biológicas.

Em comunicado, a CIMAT destaca a dedicação a várias iniciativas “que têm impulsionado a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e biológicas”, tendo integrado a Rede Internacional de Bio-Regiões (IN.N.E.R.) desde 2018.

“Este esforço foi bem acolhido pelos produtores locais, resultando num crescimento expressivo do número de operadores certificados no Modo de Produção Biológico (MPB), que passou de menos de 100 em 2018 para cerca de 1000 em 2023. O aumento de mais de 400% na área dedicada ao MPB reflete a estratégia bem-sucedida da região em promover a sustentabilidade ambiental, económica e social”, explica na mesma nota emitida a propósito da nomeação.

“A nomeação da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso como finalista na Categoria ‘Melhor Região Biológica’ dos Prémios Europeus de Produção Biológica é um reconhecimento do trabalho árduo e da dedicação de toda a nossa comunidade. Esta nomeação reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade, a inovação e o desenvolvimento económico equilibrado da região”, comenta Ramiro Gonçalves, primeiro secretário da CIMAT.

“Desde a nossa adesão à Rede Internacional de Bio-Regiões temos feito um esforço contínuo para promover a agricultura biológica, valorizando o que de melhor o nosso território tem para oferecer. Esta distinção reforça a nossa convicção de que a combinação de tradições locais com inovação e sustentabilidade é o caminho certo para o futuro. Estamos orgulhosos do que já alcançámos e ansiosos por continuar a partilhar a nossa experiência com outras regiões da Europa”, acrescenta o mesmo responsável, citado em comunicado.

O anúncio dos vencedores dos Prémios Europeus de Produção Biológica 2024, organizados pela Comissão Europeia com o Comité Económico e Social Europeu e a IFOAM Organics Europe, será feito no dia 23 de setembro, Dia Biológico da União Europeia, em Bruxelas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.