[weglot_switcher]

CIM Douro reforça presença em Bruxelas para impulsionar o desenvolvimento regional

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) cumpre uma agenda de reuniões em Bruxelas, com o objetivo de intensificar o diálogo entre as instituições europeias os 19 municípios que a compõem.
Wine Tourism
18 Fevereiro 2025, 12h34

Durante esta semana, uma delegação da CIM Douro liderada por Luís Reguengo Machado, tem agendadas reuniões com eurodeputados, representantes de direções-gerais da Comissão Europeia e outras entidades relevantes. “A agenda tem o propósito de sensibilizar os decisores políticos europeus para as necessidades da região e para a importância de projetos de investimento que promovam o desenvolvimento sustentável, a coesão territorial e a criação de emprego”, refere aquela entidade em comunicado.

“Algumas das prioridades são promover a candidatura de projetos que visem a valorização do património cultural e natural, a promoção da inovação e da economia circular, o desenvolvimento de infraestruturas e a melhoria da qualidade de vida das populações. Reforçar a cooperação com as regiões vizinhas, nomeadamente Espanha, explorando as potencialidades de projetos conjuntos e de fundos europeus. Dar a conhecer o potencial turístico da região do Douro, com foco em experiências autênticas e em turismo de natureza. Um ponto fulcral dos temas a serem abordados é a consolidação da marca Douro como sinónimo de qualidade, tradição e inovação a nível europeu”.

Luís Reguengo Machado sublinha, citado pelo comunicado, a importância desta missão, “A nossa presença em Bruxelas é fundamental para dar voz às necessidades da região do Douro. Queremos mostrar aos nossos parceiros europeus que somos uma região dinâmica, com um grande potencial de desenvolvimento. Através desta missão, pretendemos atrair investimentos, projetos e parcerias que nos permitam construir um futuro mais próspero e sustentável para a nossa região, englobando além das características vinhateiras, o turismo, a hospitalidade, a residência como fixação de comunidades e, merecidamente, a prosperidade para toda a região, que é vasta.”

A CIM Douro “está confiante que esta missão irá contribuir para um maior reconhecimento da região do Douro a nível europeu e para a obtenção de resultados concretos que beneficiem as populações locais”.

A Comunidade Intermunicipal do Douro é uma associação de municípios de fins múltiplos, pessoa coletiva de direito público de natureza associativa e âmbito territorial, constituída desde janeiro de 2009, abrangendo 19 Municípios, 217 freguesias, cerca de 180 mil habitantes numa área de 4.032 km2.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.