A Barpa (Grupo Argon), a Extra Transportes, a Lipimalhas, a Tech4Home e a Vizelpas são as mais recentes empresas a integrar a rede Elite, o ecossistema da Euronext que apoia empresas privadas de pequena e média dimensão no seu crescimento sustentável a longo prazo, “representando uma ampla diversidade de setores, incluindo tecnologia, bens e serviços industriais, e bens de consumo e retalho”.
A Elite expande-se assim na região norte de Portugal em parceria com a AEP e a Católica Porto Business School.
A Barpa é especializada na fabricação de produtos de rede estruturada, incluindo sistemas de cobre e fibra óptica. A sua missão é moldar positivamente o futuro das telecomunicações, conectando a humanidade ao longo das gerações. É de Fânzeres, Gondomar.
A Extra Transportes Retalho foi fundada em 1976, e é uma empresa de transportes expresso especializada no transporte de carga aérea e marítima. Com escritórios em Lisboa e no Porto, oferece serviços de importação e exportação 24/7.
Depois temos, a Lipimalhas, fundada por dois irmãos em 1998 é uma empresa de malhas reconhecida pelo seu compromisso com a excelência. A empresa dá ênfase a materiais de alta qualidade e utiliza técnicas sustentáveis e inovadoras nos seus processos de produção. É de São Martinho, Santo Tirso.
A Tech4Home de tecnologia, é especializada em soluções personalizadas de telecomandos. Sediada em São João da Madeira, serve grandes marcas dos setores da eletrónica, automação residencial e televisão por assinatura, criando dispositivos inovadores adaptados às especificações dos clientes.
Por fim a Vizelpas Bens e Serviços Industriais atua no setor de embalagens flexíveis, especializando-se na produção de filmes técnicos para as indústrias alimentar e médico-cirúrgica. Fundada em 1996 e com sede em Vilarinho, Santo Tirso, no norte de Portugal, a empresa dedica-se a oferecer soluções seguras, inovadoras e de alta qualidade.
As cinco novas empresas portuguesas juntam-se à rede da Euronext, obtendo acesso a recursos estratégicos para potenciar o crescimento e a expansão internacional.
Como membros da Elite, estas empresas terão acesso aos vastos recursos e competências da Euronext, concebidos para impulsionar o crescimento sustentável a longo prazo. Esta parceria visa facilitar o acesso a três fontes fundamentais de capital: educativo, relacional e financeiro. O programa oferece ferramentas financeiras alternativas, privadas e públicas, além de acesso direto aos mercados, permitindo às empresas expandirem-se globalmente e consolidarem as suas posições de mercado.
Este é o primeiro lançamento no norte do país com o apoio da AEP ((Associação Empresarial de Portugal) e da Católica Porto Business School como parceiro académico.
“A adesão deste novo grupo de empresas portuguesas à Elite reforça a expansão contínua e a crescente relevância da rede, que passa a contar com 29 empresas nacionais de 14 setores distintos. Estas empresas, em conjunto, geram receitas anuais agregadas de 1,8 mil milhões de euros e empregam mais de 11.600 pessoas em todo o país”, revela a Bolsa de Lisboa.
Em colaboração com a Católica Porto Business School, a Eliteimplementará um programa abrangente e estruturado em três partes, com o objetivo de reforçar as capacidades estratégicas das empresas participantes.
A série Strategy & Finance ajudará as empresas a otimizar os seus planos e metas em três módulos: Entrada em Novos Mercados, Crescimento como Empresa Internacional e Financiar o Seu Crescimento.
O programa combina conteúdos académicos, práticas empresariais aplicadas, oportunidades de networking entre pares e apoio individual personalizado.
No âmbito desta jornada formativa, as empresas terão ainda acesso a quatro workshops internacionais organizados e desenvolvidos pela Elite, focados em temas cruciais, como negociação em contextos complexos, capital privado e público para crescimento sustentável, sustentabilidade, e atração e retenção de talento.
Estes workshops decorrerão em mercados estratégicos, incluindo Paris, Lisboa, Amesterdão e Milão.
Marta Testi, CEO da Elite explica que “valorizamos a importância do crescimento e desenvolvimento de empresas portuguesas de elevado potencial, pelo que estamos entusiasmados por anunciar o lançamento deste quarto grupo em Portugal e da primeira iniciativa da Elite no Porto”.
“Ao colaborar com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Católica Porto Business School, pretendemos apoiar e fortalecer as capacidades estratégicas destas empresas enquanto traçam o seu percurso de crescimento e sucesso”, acrescenta.
“A nossa rede portuguesa em crescimento inclui agora 29 empresas de 14 setores, que, em conjunto, geram mais de 1,8 mil milhões de receitas agregadas. Estamos empenhados em capacitar as empresas locais e ajudá-las a prosperar no competitivo mercado atual”, defende Marta Testi.
Desde a criação da Elite, as empresas que integram a rede já angariaram cerca de 22 mil milhões de euros através de mais de 2.000 transações corporativas, o que “demonstra o potencial transformador do acesso eficiente a mercados privados e públicos”.
Com este novo grupo, a Elite reafirma o seu compromisso de capacitar pequenas e médias empresas privadas para escalar globalmente, e a expandir a sua presença em Portugal e na Europa, defende a Euronext.
Luís Miguel Ribeiro, CEO da AEP, diz que desde o primeiro momento, “a AEP reconheceu a importância do programa Elite no reforço dos processos de internacionalização das empresas portuguesas, fornecendo-lhes ferramentas cruciais para competir num ambiente global”.
“Estes objetivos estão alinhados com a missão da AEP de apoiar o crescimento sustentável das empresas. Temos um histórico de trabalho com a Euronext que resultou em ganhos efetivos para as nossas empresas, o que significa que esta parceria tem uma base sólida para ajudar a reforçar a sua competitividade”, conclui.
Em março deste ano, a Euronext tinha anunciado o segundo grupo de empresas portuguesas que se juntaram ao ecossistema da Euronext dedicado a nutrir pequenas e médias empresas privadas no seu caminho para um crescimento sustentável de longo prazo, ligando-as ao capital financeiro, conhecimento e relacionamentos.
Esse novo grupo era composto por seis empresas de setores variados, incluindo Equipamentos e Serviços de Saúde, Tecnologia, Alimentos e Medicamentos, e Bens e Serviços Industriais, gerando mais de 200 milhões de Euros em receitas combinadas e contabilizando aproximadamente 1.312 colaboradores.
Esse lançamento foi então apoiado pela Deloitte e pela VdA.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com