[weglot_switcher]

Citibank quer regressar a Angola

A justificar o interesse, está, entre outros, a pressão das empresas petrolíferas junto dos parceiros financeiros e as dificuldades nos pagamentos para operações em dólares.
14 Junho 2019, 10h15

O banco norte-americano Citibank, da multinacional financeira Citigroup, pretende regressar a Angola. A intenção foi manifestada ao Banco Nacional de Angola, após ter encerrado o escritório de representação em Luanda.

A justificar o interesse, está, entre outros, a pressão das empresas petrolíferas junto dos parceiros financeiros e as dificuldades nos pagamentos para operações em dólares, de acordo com a informação veiculada no início desta semana.

Um sinal concreto desta intenção foi a participação de quadros superiores do Citibank na conferência Angola Petróleo e Gás 2019, um evento que se realizou em Luanda entre os dias 4 e 6 de junho de 2019.

De realçar ainda que o sistema bancário angolano conta com apenas três escritórios de representação de bancos estrangeiros, Commerzbank, da Alemanha, e Firstrand Bank e NedBank, ambos da África do Sul.

Caso as negociações com a Reserva Federal dos Estados Unidos decorram a bom ritmo, relata o “Macauhub”, espera-se igualmente o regresso ao sistema financeiro angolano do Bank of America e do maior banco alemão, o Deutsche Bank.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.