A Vice-Governadora, Clara Raposo, acaba de ser distinguida com o Prémio de Executiva do Ano pela Revista Executiva, na categoria de Gestora.
Em comunicado, o Banco de Portugal deu a notícia explicando que “o Prémio Executivas do Ano reconhece a capacidade de gestão, de liderança e de empreendedorismo feminino, distinguindo as quatro mulheres de negócios que mais se destacam nas categorias de Gestora, Empresária, Empreendedora e Revelação”.
A Vice-Governadora do Banco de Portugal defende que, “enquanto houver caminho a fazer, prémios como este ajudam a demonstrar que há mulheres que desempenham, com igual desembaraço e sucesso, funções que eram anteriormente ‘masculinizadas’. Elimina-se um estereótipo sem sentido, e mais mulheres pensam ‘porque não eu também?’ e mais homens e mulheres dizem ‘claro!’.”
Quem é Clara Raposo?
Vice-Governadora do banco central desde 1 de dezembro de 2022. É professora catedrática de Finanças no ISEG Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa, desde 2010. Foi Presidente do ISEG entre julho de 2018 e novembro de 2022. Na universidade, tem desempenhado funções de responsável pela área científica de Finanças no Departamento de Gestão, coordenadora do mestrado em Finance, do mestrado em Gestão (MiM), da pós-graduação em Análise Financeira e dos programas executivos Sustainable Finance: Green and Climate Finance e Strategic Leadership Program (com a Columbia Business School). No âmbito da sua atividade académica, é autora de publicações em revistas científicas internacionais, entre as quais o International Journal of Central Banking, o Journal of Finance, o Journal of Financial Economics e o Small Business Economics.
Anteriormente, foi professora associada com agregação, professora associada e professora auxiliar no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (2000-2010), University Lecturer of Finance na Universidade de Oxford, Said Business School (1998-2000), tutorial Fellow of Management no College St. Edmund Hall, Universidade de Oxford (1998-2000) e assistente estagiária na Nova SBE, Universidade Nova de Lisboa (1992-1993).
Foi, até novembro de 2022, Presidente do Conselho de Administração da Greenvolt – Energias Renováveis e membro da direção do IPCG – Instituto Português de Corporate Governance.
É doutorada em Finanças pela London Business School, Universidade de Londres (1998), mestre em Economia pelo Queen Mary & Westfield College, Universidade de Londres (1994) e licenciada em Economia pela Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa (1992).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com