[weglot_switcher]

Clece/South (do grupo Iberia) vence concurso do handling

A operadora de handling South obteve 95 pontos e a Menzies 93 pontos, de acordo com os dados da plataforma revelados por uma fonte conhecedora do processo.
16 Outubro 2025, 09h45

A Clece/South (do grupo Iberia) ganhou o Concurso das Licenças de Handling, para a assistência em escala nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, superando a favorita Menzies, no relatório preliminar do júri que hierarquiza as propostas.

A operadora de handling South obteve 95 pontos e a Menzies 93 pontos, de acordo com os dados da plataforma revelados por uma fonte conhecedora do processo.

Segundo a ANAC, “no âmbito do procedimento do concurso os concorrentes foram notificados pelo júri do relatório preliminar. Trata-se de tramitação normal e regular no âmbito do concurso. Os concorrentes terão agora o período de apresentação da sua pronúncia”.

Esse período é de cinco dias.

A ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil acrescenta que ainda “não foi feito o relatório final, nem existe, nesta fase qualquer decisão ou seleção do prestador de serviços”.

O Dinheiro Vivo entretanto avançou com a notícia e cita o Ministério das Infraestruturas a dizer que “a ANAC pôs à consideração do Governo a prorrogação, por um ano, da licença atualmente em vigor (que termina a 19 de novembro deste ano), para garantir que não existe nenhuma interrupção do serviço à luz dos timings atuais, sendo nossa intenção avançar com esta prorrogação”.

Até ao momento o Ministério das Infraestruturas não respondeu ao Jornal Económico.

A atribuição das licenças do serviço de assistência em escala nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro estava a ser disputada entre a Menzies, o incumbente, a South, empresa de handling pertencente à Iberia, e a também espanhola Acciona. As três empresas passaram à fase final do concurso público lançado pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O serviço é atualmente prestado pela SPdH, detida desde junho do ano passado pela britânica Menzies Aviation (51%) e pela TAP SA (49%), sendo que a companhia aérea é também, de longe, a maior cliente.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.