[weglot_switcher]

Clima económico e confiança dos consumidores continua em forte recuperação na zona euro

Na zona euro, o indicador de sentimento económico continuou a recuperar, em julho. De acordo com as estimativas da Comissão Europeia, este crescimento deu-se devido a melhorias nas expectativas do emprego e ao aumento da confiança na indústria, serviços e comércio a retalho.
30 Julho 2020, 10h35

O sentimento económico (ESI, sigla em inglês) europeu deste mês seguiu a tendência de recuperação registada em junho.

Em julho, segundo os dados publicados esta, quinta-feira, pela Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (DG ECFIN) da Comissão Europeia, registou-se um aumento acentuado tanto na zona euro (6,5 pontos até 82,3) como na União Europeia (6,9 pontos até 81,8). De acordo com o relatório, em ambas as regiões até agora já se conseguiu recuperar cerca da metade das perdas combinadas de março e abril.

Na zona euro, a recuperação do ESI foi impulsionada por aumentos acentuados de confiança no setor de serviços e comércio a retalho. Por outro lado, a confiança piorou ligeiramente no setor da construção, mas permaneceu estável entre os consumidores.

Olhando para o mapa europeu, o ESI continuou a se recuperar em todas as maiores economias da Zona Euro, nomeadamente em Espanha que subiu 7,5 ponto, Itália (+6,7), Alemanha (+ 6.5), Holanda (+5,3) e França (+4,8). Segundo as somas da CE, no total, nesses países, entre 40 e 60% das perdas de confidencialidade sofridas durante o período de confinamento foram recuperadas.

Além de se ter registado um melhoramento do clima económico e da confiança dos consumidores, o relatório do agente europeu informa ainda que o  indicador de expectativas de emprego melhorou acentuadamente pelo terceiro mês consecutivo (de 4,0 pontos para 87,0 na área do euro e de 4,1 pontos para 87,0 na União Europeia).

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.