[weglot_switcher]

“Clima laboral que se vive em Cabo Verde é assustador”, afirma sindicato cabo-verdiano

A dirigente sindical Maria de Brito denuncia que na ilha do Sal “há um desrespeito” pelos trabalhadores do sector hoteleiro e turístico. Manifestação está marcada para segunda-feira.
10 Janeiro 2020, 13h00

A presidente do Sindicato dos Transportes, Comunicações e Administração Pública (Sintcap), de Cabo Verde, considera que o clima laboral que se vive neste país africano, e particularmente na ilha do Sal, “é assustador”.

Maria de Brito falava em conferência de imprensa a propósito da manifestação prevista para a próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro, para denunciar a situação sócio laboral e exigir do Governo cabo-verdiano o “cumprimento efetivo dos compromissos”.

“Estamos a perder ganhos que conseguimos ao longo destes quase 45 anos como país independente, com lutas reivindicativas. As empresas e instituições estão a retirar os direitos aos trabalhadores num piscar de olhos”, lamentou a sindicalista, responsabilizando o Executivo local pela situação.

“Há um descontentamento generalizado do trabalhador cabo-verdiano por causa da precariedade laboral. O vínculo laboral não lhes permite uma vida melhor, acesso ao crédito (…). O patronato tem o poder nas mãos. E os nossos governantes têm a consciência disso”, reprovou Maria de Brito, asseverando que no Sal, por exemplo, “há um desrespeito” pelos trabalhadores do sector hoteleiro e turístico.

“Esses trabalhadores sofrem que nem imaginam. Nem fazem ideia o que é o dia-a-dia de um trabalhador dentro do hotel. Na maioria das vezes trabalham 11 a 12 horas por dia e no duro. De lomba, como se diz no bom crioulo”, condenou a dirigente sindical.

Além destas situações, Maria de Brito condena ainda o facto de os empreendimentos hoteleiros tratarem os trabalhadores como “descartáveis”.“Na sequência da precariedade laboral que esses hotéis vêm praticando, o trabalhador é descartável. O trabalhador é admitido, trabalha um a dois anos (…) depois, na época baixa, são mandados para a casa, obrigando-os a assinar documentos, como se estivessem a auto despedir-se. Sem direito a indemnização nem compensação. É essa a realidade que se vive no Sal”, censurou.

Considerando essas situações laborais, a sindicalista disse esperar que os trabalhadores adiram “em massa” à manifestação prevista para o Dia da Liberdade e da Democracia. “Temos a consciência do país que temos, e das limitações financeiras… Todas as reivindicações não poderão ser resolvidas, obviamente. Não exigimos isso. Mas o Governo tem que dar algum sinal aos trabalhadores cabo-verdianos. Prometeu muita coisa e não cumpriu com quase nada”, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.