A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) criou uma nova área no Portal do Investidor dedicada ao tema e do lançamento da rúbrica “Negócios, negócios, burlas à parte” nas redes sociais para sensibilizar a lidar com situações de fraude financeira.
Esta iniciativa, enquadrada no Plano de Literacia Financeira da CMVM – 2025, pretende dotar os investidores de ferramentas úteis para reconhecer e evitar esquemas fraudulentos, nomeadamente através de canais digitais.
A CMVM diz que “os esquemas fraudulentos têm vindo a crescer e a tornarem-se mais sofisticados, utilizando as novas tecnologias e o comportamento humano, para aceder às poupanças dos investidores” e defende que “ainda que qualquer pessoa esteja exposta ao risco de esquemas fraudulentos, estará mais e melhor protegida se tiver maior conhecimento sobre os mesmos, a par de níveis elevados de literacia financeira e de uma vigilância ativa”.
A nova área de fraudes do Portal do Investidor será regularmente atualizada e inclui informação sobre diferentes esquemas fraudulentos, uma checklist de sinais de alerta, um guia sobre como agir perante situações suspeitas, como identificar o uso indevido do nome e imagem da CMVM, entre outros.
O regulador dos mercados revela que “nas redes sociais será lançada a nova rubrica ‘Negócios, negócios, burlas à parte’ que, com uma linguagem clara e acessível, apresentará também conteúdos informativos e de sensibilização sobre como os investidores podem proteger-se de esquemas de fraude financeira associados ao investimento”.
Os investidores devem verificar sempre se as entidades com as quais interagem estão autorizadas a operar em Portugal e, perante situações suspeitas, devem contactar a CMVM através do Portal do Investidor ou da Linha Verde gratuita (800 205 339).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com