Combustíveis em Cabo Verde ficam mais caros a partir de hoje

A nova tabela estabelece que a gasolina passa a ser vendida a 125,20 escudos cabo-verdianos/l, o gasóleo normal a 104,80 ECV/L,

A Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) estabeleceu novos preços máximos dos combustíveis que passarão a estar mais caros a partir desta terça-feira.

A nova tabela estabelece que a gasolina passa a ser vendida a 125,20 ECV/L, o gasóleo normal a 104,80 ECV/L, o gasóleo para eletricidade, a 89,60 ECV/L e o gasóleo marinha, a 75,90 ECV/L, enquanto o petróleo será vendido a 91,40 ECV/L, o fuelóleo 380 a 55,80 ECV/L e o fuelóleo 180, a 62,40 ECV/L.

O butano passa a ser vendido a granel por 118,60 ECV/kg, sendo que as garrafas de 3 Kg passaram a custar 338,00 ECV, as de 6kg custam agora 712,00 ECV, as de 12,5 kg custam 1.483,00 ECV e as de 55 kg serão vendidas a 6.524,00 ECV.

De acordo com os dados publicados no Platts European Marketscan e LPGasWire, citados pelo comunicado mensal da ARME, “os preços médios dos combustíveis, nos mercados internacionais, cotados em USD/ton, registaram subidas generalizadas durante o mês de setembro (7,4%) relativamente ao mês de agosto.

Isso influenciou o mercado interno, onde os preços do gasóleo normal, do gasóleo eletricidade e do gasóleo marinha aumentaram 3,87%, 4,67% e 4,69%, respetivamente, os preços do fuelóleo 180 e do fuelóleo 380 subiram 1,79% e 1,09%, respetivamente, enquanto o da gasolina aumentou 2,54%, o do petróleo 4,82% e o do butano 10,43%.

O comunicado da ARME indica que setembro registou uma subida nas cotações médias do petróleo, que se deve, sobretudo, ao ataque de drones a duas instalações petrolíferas da Saudi Aramco, que paralisaram a produção de 5,7 milhões de barris diários, além de factores como a redução nos ‘stocks’ de crude dos Estados Unidos, a melhoria dos indicadores económicos do sector dos serviços na China e a reunião da OPEP que ajudaram a pressionar em alta as cotações do petróleo nos mercados internacionais.

Outro fator que influenciou a subida dos preços dos produtos petrolíferos no mercado interno tem a ver com a cotação do câmbio EUR/USD no último dia (útil) do mês de Setembro, tendo como referência a ‘Bloomberg’ (14 horas no horário de Frankfurt), evidenciou uma depreciação do euro face ao dólar dos Estados Unidos, em 1,16% (1,0909), se comparado ao câmbio do último dia do mês de Agosto, tendo em conta que o petróleo é negociado em dólares.

Os novos preços dos combustíveis passam a vigorar de 1 a 31 de outubro de 2019.

Ler mais
Recomendadas

Empresários e contabilistas destacam oportunidade da Grande Baía para Macau e Portugal

Maria da Assunção Abdula, presidente da Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CPLP, apelou à união entre empresários dos países de língua portuguesa. Maria Carolina Lousinha, da Aicep, diz que a agência está disponível para ajudar na internacionalização para Macau.

Decore esta data. UNESCO decreta o Dia Mundial da Língua Portuguesa

“É a primeira vez que a UNESCO toma uma decisão destas em relação a uma língua que não é uma das línguas oficiais da UNESCO. Por unanimidade, as pessoas reverem-se na ideia de que é importante um dia mundial da língua portuguesa é muito importante”, afirmou António Sampaio da Nóvoa em declarações à agência Lusa.

Cabo Verde receberá em março Encontro Internacional da Juventude Africana

O chefe de Estado cabo-verdiano fez o anúncio da realização deste encontro durante o discurso de abertura do I Fórum Nacional da Juventude, que decorre até sábado na ilha de São Vicente, numa parceria do Governo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Comentários