[weglot_switcher]

Começou a Semana Mundial do Investidor 2025. APB, BdP e CMVM participam

A Semana Mundial do Investidor (SMI), uma iniciativa global promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO), que decorre entre 6 e 10 de outubro.
6 Outubro 2025, 22h34

A Associação Portuguesa de Bancos e a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários anunciaram já que vão participar na Semana Mundial do Investidor 2025, uma iniciativa global promovida pela IOSCO, que decorre de 6 a 10 de outubro, com o objetivo de sensibilizar para a importância da literacia financeira e da proteção do investidor.

Esta é a nona edição da Semana Mundial do Investidor (SMI) e conta com 12 parceiros e diferentes iniciativas que decorrem ao longo de toda a semana.

No âmbito do programa nacional coordenado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), serão organizadas várias sessões de esclarecimento, presenciais e transmitidas online, sobre temas essenciais para os investidores. A APB marcará presença na sessão dedicada ao sector bancário, em conjunto com o Banco de Portugal,
que terá lugar no dia 7 de outubro, entre as 17h00 e as 18h30, no auditório da CMVM e em transmissão digital, com intervenção na sessão sobre o papel dos bancos na economia.

O “Curso de Literacia Financeira” marca, este ano, o primeiro dia da SMI e inclui sessões temáticas dedicadas ao mercado de capitais, setor bancário, setor segurador, inovação financeira e fraude/cibersegurança, organizadas pelos parceiros da SMI. Este curso é composto por cinco sessões gratuitas que se realizam presencialmente (no auditório da CMVM) e online.

A SMI será ainda marcada pela publicação de uma nova edição do Guia do Investidor e pela divulgação, ao longo da semana e em colaboração com a RTP – Rádio e Televisão de Portugal, de cinco vídeos dedicados à promoção da literacia financeira e aos temas este ano abordados no referido Guia.

Pelo segundo ano consecutivo, terá também lugar a “Hora da Literacia Financeira nas Escolas”, contando com a adesão de mais de 450 turmas e, desta vez, abrangendo o 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, para além do Ensino Secundário, em escolas de todo o país.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.